Carnaval

32 municípios baianos têm programação carnavalesca

Programação de Porto Seguro contará com apresentações de Luiz Caldas, Durval Lelys, Felipe Araújo e Cheiro de Amor

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Os dias de Carnaval vão incrementar a economia de dezenas de municípios baianos. De acordo com informações do governo do estado, em toda Bahia são esperados 2,2 milhões de turistas durante a folia. Ao todo, 32 municípios realizam a festa carnavalesca com várias atrações musicais.

Segundo a estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), a movimentação econômica neste período é de R$ 2,5 bilhões. “A geração de receita beneficia diversos segmentos ligados ao turismo e vai da rede hoteleira, com altos índices de ocupação, ao setor de transportes, alimentação e entretenimento”, explica o secretário Fausto Franco.

A rede hoteleira é um dos principais indicativos do bom desempenho do turismo, especialmente no Carnaval. Porto Seguro, por exemplo, registra 95% de ocupação dos seus 49 mil leitos. A cidade recebe principalmente visitantes de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e da própria Bahia.
Carnaval de Porto Seguro (Foto: divulgação / Mateus Pereira
A programação carnavalesca de Porto Seguro, que começa neste sábado (02), contará com apresentações de Luiz Caldas, Durval Lelys, Felipe Araújo e Cheiro de Amor. Os foliões também podem participar de bloquinhos nos distritos turísticos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Já Maragojipe promove uma festa mais tradicional, um Carnaval de fantasias, marchinhas, roupas de luxo e máscaras que remetem à tradição de Veneza. Blocos e concursos de fantasias estão garantidos. Este ano, as comemorações serão ainda mais especiais devido ao aniversário de 10 anos do tombamento do Carnaval da cidade como patrimônio imaterial.

Os cinco meios de hospedagem de Maragojipe, segundo a prefeitura, estão lotados. São esperados 50 mil turistas deste sábado (2) até a terça-feira (5), a maioria da própria Bahia. Mineiros, cariocas, paulistas, sergipanos e brasilienses são habituais visitantes, bem como de franceses e argentinos.
Carnaval de Maragojipe (Foto: divulgação / Carla Ornelas)

Os 32 municípios apoiados pelo governo por meio da Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Cabrália, Correntina, Canavieiras, Conde, Cairu, Itacaré, Itiúba, Juazeiro, Jandaíra, Jussiape, Lapão, Lauro de Freitas, Mucuri, Maragojipe, Maraú, Madre de Deus, Porto Seguro, Prado, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Paratinga, Rio de Contas, São Francisco do Conde, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, São Sebastião do Passe, Salinas da Margarida e Vera Cruz.