Carnaval

Com tema 'Que Bloco é Esse?', Ilê Aiyê apresenta programação para o carnaval

Na folia momesca, o Ilê irá comemorar 45 anos na avenida

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

No carnaval de 2019, o Ilê irá comemorar os 45 anos do bloco na avenida e também celebrar a história como primeiro bloco afro do Brasil. O tema desse ano será  “Que Bloco é Esse?”, justamente numa referência à canção de Paulinho Camafeu que embalou sua primeira aparição.

O Carnaval do Ilê Aiyê começa oficialmente no sábado de Carnaval (2/3), com a tradicional saída no Curuzu, no circuito Mãe Hilda (ladeira do Curuzu ao Plano Inclinado da Liberdade). O cortejo acontece às 21h, com concentração a partir das 20h, em meio a uma cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu. Logo após a chegada no Plano Inclinado, o bloco segue para o Corredor da Vitória, onde inicia o seu primeiro desfile no circuito Osmar (Campo Grande), às 2h da madrugada do domingo (3/3), em direção a Praça da Piedade.

Foto: Reprodução

Já na segunda (4/3) e na terça-feira (5/3) de Carnaval, o Ilê Aiyê leva o seu espetáculo cênico-musical para o circuito Osmar. O bloco sai acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval com o carro que se transforma em um verdadeiro altar para a recém eleita Deusa do Ébano 2019, Daniele Nobre, e para as princesas Nana Sarah e Gleiciele Teixeira, eleitas no último dia 16 na 40ª Noite da Beleza Negra.

Serviço:

1º Dia – 2/03/19 (Sábado)

Circuito Mãe Hilda.

Primeiro desfile: Concentração no Curuzu (20h às 21h), seguindo até Plano Inclinado da Liberdade.

Segundo desfile: a partir de 2h da madrugada de domingo (3/03), saindo da Vitória  em direção a Piedade.

2º Dia - 4/03/19 (Segunda)

Circuito  Osmar

Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)

Saída prevista: 19h

3º Dia – 5/03/19 (Terça-feira)

Circuito  Osmar

Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)

Saída prevista: 19h