Carnaval

Folia no Pelô mistura ritmos populares do mundo em seu terceiro dia

Um dos destaques foi o show da banda camaçariense Afrocidade com as cantoras trans Titica e Majur

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Pelourinho é um dos espaços democráticos para quem quer curtir diferentes ritmos musicais no Carnaval de Salvador. Sonoridades mundialmente populares como kuduro, afrobeat, dub, soul music e reggae, além de ritmos popularmente baianos como arrocha, pagode e samba, deram o tom da terceira noite da folia.

Um dos destaques foi o show da banda camaçariense Afrocidade com as cantoras trans Titica e Majur, a primeira, angolana, e a segunda, baiana como o grupo. Também teve a apresentação da Blackfolia World Black Music, que contou com a nigeriana Okwei Odili e os baianos Dja Luz e Daúde.

Em seguida, no palco principal no Largo do Pelourinho, com o tema Excentricx e Extravagantxs, o Três na Folia reuniu as cantoras Sandra Simões, Claudia Cunha e Manuela Rodrigues, retomando a formação original do projeto que levou o público a relembrar antigos carnavais, afoxés, músicas dos blocos afro, além dos elementos do rock de Rita Lee e Rau Seixas.

Já no final da programação teve um encontro dos artistas Daúde, Okwei Odili e Dja Luz. O show trouxe a música cubana, jamaicana, nigeriana, estadunidense e brasileira reunidas em um único repertório.

A programação também foi movimentada nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água. Os foliões curtiram, por exemplo, o balanço do reggae. A Orquestra Reggae de Cachoeira levou levando para o palco do Pedro Archanjo 23 músicos, com idades entre 14 e 29 anos, parte do projeto existente desde 2012 e que atua ensinando jovens da cidade a tocar diversos instrumentos.

Já no Largo Tereza Batista, a galera curtiu o show da cantora Renata Bastos, uma das grandes expoentes femininas do reggae baiano. Com um repertório formado por canções autorais, e clássicos de Bob Marley e Edson Gomes, a artista participou pela segunda vez no Carnaval do Pelô.

Confira as fotos: