Carnaval

Mancha Verde é campeã do Carnaval de São Paulo; confira ranking

O desfile da Mancha contou a história das lutas da princesa africana Aqualtune pelos direitos dos negros e das mulheres

Agência, O Globo
- Atualizada em

A Mancha Verde conquistou pela primeira vez em sua história o título do grupo especial do carnaval de São Paulo. O título foi garantido no último dos nove quesitos, alegoria. Até então, a Acadêmicos do Tatuapé estava em primeiro. A Dragões da Real ficou em segundo lugar.

A apuração também chamou a atenção pelo desempenho da Vai-Vai, a maior campeã do carnaval paulistano com 15 títulos, que foi rebaixada para o grupo de acesso pela primeira vez em sua história. A tradicional escola do Bixiga ficou em último lugar. A Acadêmicos do Tucuruvi também caiu. 

O desfile da Mancha contou a história das lutas da princesa africana Aqualtune pelos direitos dos negros e das mulheres. O tema foi "Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra". A princesa do Congo, tema da escola, foi escravizada e trazida ao Brasil. É avó de Zumbi dos Palmares.

A Mancha foi a única escola que teve a pontuação perfeita, apenas com notas dez consideradas em todos quesitos. No ano passado, a Mancha havia ficado em terceiro lugar, mas com a mesma pontuação da campeão, que foi a Tatuapé. Perdeu o título pelo critério de desempate.