Carnaval

Novidade no Carnaval: recurso tecnológico monitora portais de segurança

Equipamento possui forma semelhante a um celular e capta imagens e sons para transmitir o material em tempo real

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


Onde Está Meu Trio?


Este ano o Carnaval de Salvador conta com uma novidade para monitorar os portais de segurança. O recurso tecnológico se chama Body Worn e fica preso na farda dos policiais. O equipamento possui forma semelhante a um celular e capta imagens e sons para transmitir o material em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

(Foto: Divulgação)
Com as informações, a central pode enviar reforços e remanejar as guarnições policiais com mais agilidade. De acordo com o comandante responsável pelos portais de abordagem, Major André Borges, o Body Worn também serve como um sistema de monitoramento da qualidade de serviço. "O projeto inicial dispõe de nove câmeras espalhadas em todos os portais, com o objetivo de coletar informações. As filmagens geram transparência das ações tanto para respaldar o serviço do policial, como para garantir mais agilidade nas operações", afirma. 

Segurança Pública

Os baianos e turistas que estão curtindo o Carnaval da Bahia 2018 contam com a proteção de mais de 25 mil policiais e bombeiros militares nos sete dias de festa. Em Salvador, além de cuidar da segurança nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, as polícias Civil, Militar, Técnica e o Corpo de Bombeiros também estarão presentes nos carnavais de bairro.

Este ano, os portais de abordagem estão em 42 acessos oficiais, com controle do que entra na festa e com revistas pessoais e o auxílio de detectores de metais.