Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

O que esperar da 'Quinta do Samba' no circuito Campo Grande

Acontecerão apresentações de artistas como Xande de Pilares, Nelson Rufino, Tonho Matéria, Léo Santana e da banda É O Tchan

Redação iBahia • 19/02/2020 às 19:20 • Atualizada em 28/08/2022 às 21:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Entre os mais variados ritmos presentes no carnaval de Salvador, o samba é tradicionalmente celebrado logo no primeiro dia da folia, e este ano não será diferente. Nesta quinta-feira (20), o circuito Campo Grande recebe grandes nomes do estilo musical, a partir das 18h.
Foto: Reprodução
Uma das atrações que se apresentam neste dia é Nelson Rufino, que comanda o bloco Amor e Paixão, ao lado do Batifum, Fora da Mídia e do carioca Dudu Nobre. Para Rufino, a Quinta do Samba, como é apelidada pelos foliões sambistas, continua forte atraindo o público e mantendo o espaço reservado do ritmo brasileiro na folia carnavalesca.
“É uma alegria muito grande fazer mais um Carnaval de samba, porque é uma coisa que conseguimos na terra do axé, fortalecendo o ritmo. O ritmo estava meio esquecido por conta do axé, mas voltou com força. Fico feliz em fazer parte do time que tenta manter a chama acesa do samba em alta”, afirma.
Rufino atribui a baixa procura pelo samba em anos passados à gama de produtos musicais que a Bahia consegue produzir com maestria.
“Não é fácil sobreviver como sambista numa terra como a Bahia, que conseguiu ser multicriativa. Ser sambista é para quem tem raízes no samba. Salvador é tão criativa que pegou o samba de roda, eletrizou e deu no pagode. Eu costumo dizer que a eletrização do samba está ao passo do samba de roda do mesmo modo que o novo sertanejo universitário está para o sertanejo raiz”, explica.

O compositor acrescentou ainda que, apesar do ritmo ter retomado o seu protagonismo, é preciso rever a forma como ele aparece na folia e repensar em novos meios de divulgar o ritmo para o público, principalmente através de desfiles sem cordas.

Quebradeira
Uma das atrações mais aguardadas nesta quinta-feira será o grupo É o Tchan, que celebra neste Carnaval 25 anos de história e sucessos de repercussão nacional. Os vocalistas Beto Jamaica e Compadre Washington acreditam que sua passagem pela Quinta do Samba será ainda mais marcante.
“Este ano é muito especial, porque o É o Tchan completa 25 anos e, nesta quinta-feira, mais precisamente, vamos puxar a comemoração dos 20 anos do bloco Pagode Total. Então, será uma festa em dose dupla”, contam.
Os cantores afirmaram ainda que o repertório da banda terá diversos hits e que não faltará os sambas clássicos que fazem a alegria dos foliões. Além disso, a aposta do grupo para o verão, “Vá se Benzer“, gravada em parceria com o cantor Igor Kannário, estará no repertório.

“Na verdade, o samba já é muito presente em nosso repertório, no geral, porque amamos o samba e foi com o samba que o É Tchan surgiu. E quando vamos nos encontrar com o saudoso público do ritmo, do qual temos tanto carinho, isso de intensifica. Vamos levar para a avenida a raiz”.

Outras atrações
Léo Santana abre o desfile da Quinta do Samba às 18h. Em seguida, será a vez do trio do Psirico e a banda percussiva A Mulherada. Ainda se apresentam nesta noite artistas como Xande de Pilares, Decio Luiz e Miudinho, no bloco Alerta Geral, e Tonho Matéria, que comanda por mais um ano o bloco da Capoeira.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais