Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Prefeitura realiza mutirão de serviços em circuitos do Carnaval

Órgãos vão verificar infraestrutura e fazer ajustes para a folia

Redação iBahia • 07/02/2020 às 14:32 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Prefeitura de Salvador realiza diversos serviços nos circuitos do Carnaval para verificar toda a infraestrutura do local e arredores para receber os foliões nos dias da festa. Equipes técnicas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) verificam a infraestrutura urbana dos trajetos e avaliam condições das calçadas, postes, fiações, sarjetas, marquises e qualquer outra situação que represente riscos para os foliões.

Já a Secretaria de Manutenção (Seman) realiza podas de árvores e trabalha na instalação de tapumes em prédios, jardins, vidraças, mobiliário urbano e monumentos de destacado valor histórico e cultural que estejam localizados no percurso da folia. Serão mais de 60 pontos que receberão o isolamento, o que significa aproximadamente o uso de 13 mil metros quadrados de tapumes, ou seja, quase 6 km de área tapumada.

Na última quinta-feira (06), o circuito Dodô (Barra/Ondina) recebeu a vistoria promovida pela Codesal em parceria com os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC). A varredura visou identificar possíveis riscos e saná-los de modo a garantir a proteção dos foliões e daqueles que vão trabalhar e passar pelos circuitos da folia. O trabalho de fiscalização segue nesta sexta-feira (07) no circuito Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), e terá continuidade durante todo o período do Carnaval.

Foto: Bruno Concha/Secom


“Durante a fiscalização, é verificada a infraestrutura urbana dos circuitos: situação dos passeios, postes, fiações, sarjetas, marquises e qualquer outro equipamento que possa colocar a vida dos foliões em risco. Essas vistorias geram notificações para que os órgãos correspondentes possam proceder às correções”, explica a engenheira da Codesal Rita Jane Moraes, que coordena as atividades de varredura dos circuitos.

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, a Codesal retornará aos circuitos para constatação da realização das intervenções corretivas solicitadas. Durante o período do Carnaval, equipes da Defesa Civil estarão de prontidão nos circuitos para auxiliar em qualquer eventualidade. O órgão mantém plantão 24 horas. Em caso de emergência, basta ligar para o telefone gratuito 199.

Leia mais:



Fiscalização dos camarotes
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) tem feito a fiscalização da montagem das estruturas nos circuitos Dodô (Barra/ Ondina) e Osmar (Campo Grande). De acordo com a pasta, 770 notificações já foram emitidas durante operação preventiva do Carnaval 2020.

Os técnicos do órgão orientam os proprietários de imóveis dos circuitos oficiais sobre a proibição em utilizar as marquises como camarotes, sobretudo na região do Campo Grande e Avenida Sete de Setembro. Os comerciantes também são alertados sobre a proibição da venda de produtos em garrafa de vidro e a exibição de publicidade comercial fora do acordo firmado com os patrocinadores da festa. Durante a folia, equipes da Sedur atuam nos locais da festa e atendem em regime de plantões 24 horas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador