Carnaval

Preparada(o) para o Carnaval? Veja seis dicas para aproveitar a folia com saúde

Invista em exercícios físicos para melhorar seu condicionamento físico

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está preparada(o) para os dias de Carnaval? Para aproveitar ao máximo os sete dias de festa, você precisa ter alguns cuidados para evitar lesões ou doenças. Vale ainda investir em atividades físicas para melhorar o condicionamento físico.

Foto: reprodução
1- Cuidado com a alimentação

Para aproveitar a folia com muita energia, a dica é fazer uma refeição com alimentos ricos em carboidratos (arroz, batata doce, aipim e macarrão) e evitar alimentos ricos em gordura. Durante a festa, você não deve ficar mais do que quatro horas sem comer. A escolha de lanches durante a folia deve priorizar alimentos leves - sanduíches naturais, sucos de frutas, barrinha de cereal e frutas.

2- Escolha de roupa

Na hora de escolher o look do Carnaval, esqueça os tecidos sintéticos ou roupas apertadas. Você precisa ficar confortável para passar horas pulando e dançando. A dica é optar por tecidos naturais, como o algodão.

3- Exposição solar e hidratação

Não esqueça de utilizar o filtro solar e de reaplicar quando for necessário. Para evitar a desidratação, você deve consumir muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até bebidas isotônicas.

4- Atenção a paquera

Evite sair distribuindo beijos no circuito e se for transar não esqueça o preservativo. É possível adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DST), como herpes labial, Aids, gonorreia e sífilis. No beijo, também pode ser transmitida a mononucleose infecciosa (conhecida como a "doença do beijo"), que causa febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado.



5- Beba com responsabilidade

Evite exagerar no álcool para não prejudicar a hidratação do seu corpo. Tente intercalar as doses de álcool com um copo de água pura e nada de misturar diferentes tipos de bebidas.

6- Evite lesões

O professor do curso de Fisioterapia da FTC, Alex Lima, garante que as lesões mais recorrentes no Carnaval são as de músculo esqueléticas, desenvolvida após submeter os músculos a uma sequência de esforços superior ao habitual. Elas afetam, principalmente, tornozelos e joelhos. "O ideal é preparar o corpo antecipadamente realizando caminhadas e corridas regulares para melhorar o condicionamento físico”, indicou Lima.

O profissional ainda orientou sobre a escolha do calçado, dando preferência ao tênis de preferência. O calçado vai ajudar na absorção dos impactos, fixa melhor o pé e proporcionar maior estabilidade.