Entretenimento

Sexta é dia de orquestra na Livraria Cultura

Público irá conferir repertório diversificado em apresentação inédita, aberta ao público

Marília Galvão (marilia.galvao@redebahia.com.br)
Músicos da OCA se apresentam pela primeira no teatro Eva Herz

Para quem está programando o fim de semana e ainda não sabe o que fazer na sexta-feira, aqui vai uma sugestão. Que tal visitar uma das melhores livrarias da cidade e ainda curtir uma apresentação inédita - e gratuita - de uma orquestra formada por jovens e talentosos músicos, em um teatro para 200 pessoas? É o que vai acontecer com quem passar pela Livraria Cultura do Salvador Shopping, às 19h, na próxima sexta (17). O teatro Eva Herz vai receber, pela primeira vez, a Orquestra Castro Alves, grupo infanto-juvenil formado pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que vai realizar uma apresentação inédita no espaço de evento da livraria. O concerto terá a regência do jovem maestro Yuri Azevedo.

 

Os jovens músicos - que no palco costumam apresentar uma vibração diferente de uma tradicional apresentaçã erudita - vão executar obras já conhecidas do repertório da OCA, como Chamambo, de Manuel Artés, e verá ainda peças de nível mais avançado que são novas no repertório da orquestra, com destaque para a Marcha Eslava, de Piotr I. Tchaikovsky, Batuque, do brasileiro Lorenzo Fernandez, e Danzón n.2, do mexicano Arturo Marquez. “O repertório irá contagiar todos os públicos. Tanto os mais jovens ou adultos, quem já aprecia música de orquestra, ou quem está iniciando neste universo”, completa Yuri Azevedo, regente titular da OCA.

 

OCA - Criada em novembro de 2009, a Orquestra Castro Alves é a segunda orquestra formada pelo NEOJIBA. Composta atualmente por cerca de 60 crianças entre 8 e 18 anos de idade, a OCA está em constante atividade sob a supervisão de Ricardo Castro e a orientação de Aline Falcão e dos monitores e gestores atuantes na Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J).

 

A orquestra já realizou várias apresentações públicas, como na Sala Principal e na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, na Igreja da Vitória, Obras Sociais Irmã Dulce, Convento do Carmo, Colégio Anchieta, Biblioteca dos Barris, em Candeias, dentre outros. Em 2011, a OCA se apresentou pela primeira vez em diferentes teatros de Salvador, fazendo sua estréia no Cine-Teatro Solar Boa Vista, no Espaço Xisto Bahia e agora no Teatro Eva Herz.

 


Neojibá -  Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social.Concerto de Orquestra Castro Alves, 19h
Teatro Eva Herz, Livraria Cultura - Salvador Shopping.

Entrada Franca