Carnaval

Silva revela que estará no Carnaval de Salvador

Silva revela que estará no Carnaval de Salvador

Leonardo Ribeiro, da Agência O Globo
- Atualizada em

Em seu novo show, Silva abandonou o banquinho para levantar poeira e ver todo mundo dançando, dançando no melhor clima de bloquinho de carnaval.

— Adoro fazer show em teatro, mas sentia falta de ver as pessoas de pé, se mexendo. Experimentei em festivais e vim com a ideia de bloco. Essas músicas pegam a memória afetiva e não ouço tocando tanto por aí — diz.


O repertório vai de axé anos 90, como Banda Eva, à MPB foliã, de Caetano, Gil e Moraes Moreira (que também se apresenta na noite). Para comandar o ritmo de festa, dá até para brincar que a preparação do cantor é como das musas da Avenida.

— Fiz um treino de perna (risos). Brincadeira, não sou bailarino. Tenho a mesma dança do axé ao techno. Foi uma preparação emocional e musical, para dar conta do repertório — diz Silva, que pretende cantar por quase 3h, sendo que está acostumado a cantar metade disso.

Daí para botar o bloco na rua, como dizia Sérgio Sampaio, é um pulo. — O governo da Bahia me ofereceu um trio no Barra Ondina, mas espera aí... É minha primeira vez de show de carnaval, enfrentar a rua, seis horas tocando? É muita coisa. Quem sabe no futuro? — planeja o cantor, que, por enquanto, sairá por Salvador nessa época só em uma participação no show de Daniela Mercury.

Como estará pela capital baiana, Silva aproveitará para não ser folião penas em cima do palco. — Eu adoro. É a época de quebrar tudo, celebrar, ficar cercado de boas companhias e se conectar com boas energias para pegar fôlego para o resto do ano.

O cantor é até a prova de que amor de verão pode subir a serra. Com Fernando Sotele, com quem namora há três anos, foi assim. — O conheci em 2015 em um samba, que era quase um bloco. Nos separamos no carnaval. Um clássico. Voltamos no fim do mesmo ano e ficamos juntos desde então.


O namorado até acompanha o cantor em alguns shows. Silva dá risada quando lembra a reação de Fernando com as cantadas que recebia no palco. — Fernando é tranquilo, já se acostumou. Mas no início ele me disse: "A galera é pra frente, né?" (risos). Ele não tinha visto nada ainda. Não tem jeito, faz parte. Eu gosto de fazer e falar de amor, as pessoas acabam idealizando. Acho bom.

Música inédita

Silva lança a música "Nós dois aqui", descrita pelo capixaba no Instagram, como "um samba-reggae com sopros". Composta por ele e o irmão, Lucas Souza, é uma parceria inédita com a cantora baiana Illy nos vocais.

— É aquele ritmo que morro de saudades de ouvir, meio Banda Eva, Cheiro de amor, Ivete no começo da carreira. São minhas inspirações. E fiz a música pensando em Illy cantando. Ela é original, única e me lembra a Tropicália.