Carnaval

Vai viajar? confira as dicas para não ter imprevistos na conta de celular

Confirmar se a linha tem o serviço de roaming ativo é essencial

Agência O Globo


Onde Está Meu Trio?


Quem vai aproveitar os dias de Carnaval e emendar a semana seguinte para fazer uma viagem para outro estado ou para fora do pais deve estar atento para não extrapolar no uso do celular e não ter surpresas ao receber a conta na volta. O primeiro passo é confirmar se a linha tem o serviço de roaming ativo. Veja as dicas do presidente da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec), Renato Cuenca.

Foto: Reprodução / THINKSTOCK


PARA ECONOMIZAR

Para passeios nacionais, a dica é acompanhar o consumo de dados e ficar atento a cobranças adicionais. Nas viagens para o exterior, confira as regras do roaming.

ROAMING INTERNACIONAL

A preocupação com o roaming é bastante frequente quando se trata de viagens internacionais. Mas, atualmente, existem pacotes em conta que possibilitam o uso de dados e voz no exterior. O cliente pode pesquisar quais as melhores alternativas que se adequem ao seu perfil.

ACOMPANHAR O CONSUMO
Em viagens nacionais, é comum ficar mais conectado ao pacote de dados do que ao wi-fi. Por conta disso, para evitar atingir a franquia de dados do plano, é importante acompanhar o consumo e evitar uso desnecessários, que possam ocasionar o fim da internet no smartphone ou necessidade de contratação de um pacote adicional

ENTRETENIMENTO CONSCIENTE
Para evitar imprevistos, é preciso estar atento ao uso de dados para ouvir músicas ou jogos no smartphone. Seja em viagens internacionais com cobranças inesperadas ou nacionais com franquia de dados excedidas, o cliente deve dedicar um tempo para baixar as músicas antes da viagem, com o objetivo de ouvi-las no modo off-line (sem conexão com a internet), e evitar jogos que precisem realizar download durante o uso. Alguns aplicativos de música via streaming como o Deezer, por exemplo, têm parceria com operadoras de telefonia e seu uso não é descontado da franquia de internet do pacote do cliente.

Foto: Reprodução

APLICATIVOS ÚTEIS

Existem aplicativos de compressão de dados, que permitem diminuir o tamanho de imagens e vídeos, ajudando no compartilhamento e postagem dos conteúdos. Há também ferramentas que permitem ao usuário identificar quando o roaming está em uso e admite o bloqueio de alguns aplicativos para que eles só funcionem com o Wi-Fi em uso.

Ferramentas de localização off-line
ma boa opção para quem quer utilizar mapas ou aplicativos para auxiliar na localização, mas não deseja gastar seu pacote de dados ou depender de wi-fi, são as ferramentas de localização e navegação que funcionam sem internet. Existem também plataformas que informam sobre linhas de metrô na Europa e Estados Unidos. Há opções, ainda, que fornecem localização geográfica detalhada, exigindo conexão apenas para download do mapa. O acesso não necessita de internet.

USO INTELIGENTE DOS NAVEGADORES
Nem todos sabem, mas há navegadores em que é possível utilizar menos dados do que outros. Com menos megabytes, a navegação terá mais velocidade e economia na franquia de dados contratada. Alguns também permitem que suas páginas sejam carregadas em um local conectado e fiquem salvas para leitura off-line, sem necessitar usar o roaming ou carregá-las novamente.

GASTAR O MÍNIMO POSSÍVEL

Se o objetivo for economizar e não houver necessidade de usar dados ou voz em viagens internacionais, o usuário deve manter o aparelho em modo avião durante o tempo que estiver no exterior. Se preferir limitar o uso apenas a ligações, deve desativar o roaming de dados do smartphone, função localizada nas configurações do celular.