Carnaval

Veja os serviços que serão alterados por conta do 'Pipoco'

Léo Santana vai puxar um trio sem cordas da região do Clube Espanhol, em Ondina, até a Barra

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Foto: Reprodução
Depois de um final de semana com as festas com o Fuzuê o Furdunço, Salvador se prepara para o Pipoco, terceira edição da folia que também antecede os dias oficiais da festa desde 2017. Léo Santana vai puxar  um trio sem cordas da região do Clube Espanhol, em Ondina, até a Barra, a partir das 19h. o. "A sensação é de alegria e gratidão mesmo. Tudo isso é reflexo do público, dos meus fãs e da força que tivemos para que o evento ocorresse. Sou extremamente grato por tudo”, ressalta Leo. O artista promete investir nos looks e montar um repertório bem variado, cheio de canções novas. “Claro que não vão faltar as mais antigas e sucessos dos nossos amigos que fazem sucesso pelo Brasil. Nosso pipoco promete”, brinca  Veja os serviços que serão alterados por conta da festa:

Mobilidade - Diversas linhas com destino à Barra vão operar com horário estendido até as 2h da quarta (26). São elas: Pirajá - Barra; Marechal Rondon - Barra; Vista Alegre - Barra; Fazenda Grande do Retiro - Barra; Ribeira - Sabino Silva; Paripe - Barra; Mirante de Periperi - Ondina; São Caetano - Barra; Pituba - Campo Grande R2; Praia do Flamengo - Campo Grande; Aeroporto - Praça da Sé; IAPI - Barra; Duque de Caxias - Barra; Rio das Pedras - Campo Grande R2; Santa Cruz - Campo Grande R2; Tancredo Neves - Barra; Pernambués - Barra; Pau da Lima - Campo Grande/Barra; Narandiba/Doron - Barra R1; Nova Brasília/Jardim Esperança/7 de Abril - Barra; Jardim Santo Inácio/Mata Escura - Barra; Sussuarana - Barra R2; e Cabula VI - Ondina.

O atendimento também será prolongado até 1h para oito linhas que têm como destino a Estação da Lapa. São elas: Lapa - Patamares R2; Cosme de Farias - Lapa; Nordeste - Lapa; Trobogy - Lapa; Engomadeira - Lapa; Boca da Mata - Lapa; Base Naval/São Tomé/Escola de Menores - Lapa; e Alto Santa Terezinha – Lapa.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar 21 coletivos da frota reguladora na Estação da Lapa. Os veículos ficarão à disposição no terminal, a partir das 20h até 4h do dia seguinte.

Táxi e mototáxi - serão montados quatro pontos na região. Eles estão localizados em frente ao Shopping Barra, em frente ao Bompreço (Chame-Chame), no Porto da Barra e na rotatória da Praça Lord Cochrane. A Semob criou também um ponto extra, especial para o evento, que ficará na Avenida Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris.

Outra opção é utilizar o serviço de mototáxi que ficará à disposição da população no ponto especial implantado na Avenida Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris, ao lado do ponto de táxi.


Alterações do tráfego - A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) irá realizar alterações de tráfego em algumas vias da Barra, na terça-feira (26), para a realização do Pipoco. Das 16h de terça até as 2h de quarta-feira (27), haverá proibição de circulação e estacionamento de veículos nas seguintes vias: Av. Sete de Setembro (trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e o Largo do Farol da Barra), Av. Oceânica (trecho compreendido entre o Largo do Farol da Barra até a Aeronáutica de Salvador).

Os veículos que trafegam pelo trecho terão como opção de tráfego, sentido Ondina, as ruas Afonso Celso, Miguel Bournier e Prof. Sabino Silva e a Avenida Centenário. Já quem pretende ir em direção à Barra terá como opção as avenidas Oceânica e Centenário, as ruas Prof. Sabino Silva, Augusto Frederico Schimidt e Marquês de Caravelas. Os moradores da região da festa terão acesso à área interditada mediante a apresentação de algum documento que comprove a residência.

A Zona Azul será permitida na Rua Sabino Silva, no entorno do canteiro central, em ambos sentidos da via, das 12h de terça-feira (26) até as 02h de quarta-feira (27), com cartelas a R$20. O também condutor poderá utilizar aplicativos credenciados nas áreas de Zona Azul. 

Saúde - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar aos foliões um módulo assistencial instalado próximo ao Farol da Barra, que funcionará de 19h à 1h. A estrutura contará com cinco leitos equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Uma ambulância do Samu também estará de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitarem de encaminhamento para unidades de retaguarda.

Fiscalização - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar com 80 agentes, que realizarão o ordenamento e fiscalização do comércio de rua em todo o percurso do evento. Também serão vistoriados a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, bem como o uso de espetos de madeira e objetos perfurocortantes, que são proibidos por colocarem risco a integridade física da população.

Salva-vidas -  A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com uma equipe de 15 salva-vidas distribuídos nas praias no trecho de percurso do evento.