Casa e Decoração

Ano novo, casa nova? Conheça principais dicas para decorar a casa e deixá-la sua cara

Existem alguns pilares fundamentais a serem considerados ao decorar o lar, como paleta de cores, estilos de decoração e espaço

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com)

A virada do ano desperta o sentimento de mudança em muitos de nós, afinal, como já diria o ditado: "ano novo, vida nova", né?! Com a decoração do lar, local em que passamos grande parte do tempo devido à pandemia, não é diferente, a vontade de transformar o espaço é real. Mas, se tem uma coisa que precisamos ter em mente é que não é necessário grandes obras para fazer a diferença na ornamentação da casa.

Focar na paleta de cores, em elementos decorativos como quadros e vasos e dar o seu toque pessoal no estilo do seu cantinho são alguns caminhos possíveis quando o assunto é decoração. Se você ainda não sabe o que fazer para mudar os ambientes de casa, confira algumas dicas para deixá-la sua cara:

1. Use as cores a seu favor

Definir uma paleta de cores é uma ótima forma de garantir que tudo esteja harmônico no lar. Muito além das pinturas de paredes, há várias formas de inserir elementos coloridos na decoração, como por exemplo: móveis, capas de almofadas, tapetes, quadros, artigos decorativos, mesas e cadeiras. Fique atento as tonalidades escolhidas para que elas transpareçam a imagem que desejada!

2. Se você tem um estilo favorito de arte e decor, coloque-o em casa

Rústico, minimalista, industrial, moderno... São inúmeros estilos que podem compor um lar. E, se você já tem de forma definida o seu favorito, fica muito mais fácil a adesão dele nos ambientes. Essa é uma ótima forma de deixar o seu cantinho com a sua cara, afinal, os elementos estarão padronizados e conforme o seu gosto pessoal.

3. Itens pessoas são bem-vindos na decoração

Pode ficar à vontade para espalhar fotos, livros, objetos carregados de sentimentos e lembranças, itens de colecionador e tudo mais que faça sentido para você - e orne com o ambiente. Vale sempre lembrar que a sua casa não precisa ser como uma loja de decoração, pode e deve ter elementos pessoais.

Quer algumas referências de lares belíssimos? Confira as inspirações abaixo: