Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Cinco perfis do Instagram para ajudar na sua reforma

Dicas visuais e escritas que trazem formas práticas de reaproveitar detalhes do ambiente para a reforma do seu espaço

Redação iBahia • 31/05/2020 às 11:02 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A reforma de um imóvel ou a decoração de ambientes pode ser uma tarefa árdua, principalmente para quem não pode contar com profissionais especializados.

Além da preocupação com o orçamento, são muitas as dúvidas sobre materiais, tintas, proporções, estilos e acabamentos, além de outros detalhes que precisam ser pensados cuidadosamente para um resultado feliz no final.

O acesso à informação e conteúdo relevante nessa hora é super bem-vindo e o Instagram aparece como um aliado ao alcance das mãos com perfis distintos e inspiradores que fazem toda a diferença para quem está planejando atualizar o lar, doce lar.

A plataforma traz perfis nada óbvios que compartilham com os seguidores experiências únicas, acertos e erros e registros diários de reformas e decoração, tornando o processo mais fácil e interessante com sugestões, ideias e referências.

A tendência crescente de fotos sobre histórias de construção, restauração e decoração na rede social mais popular do momento, traz desde paletas de cores que podem mudar totalmente um ambiente a estilos de decoração como o industrial, minimalista ou escandinavo. Perfis como o @apartamento.33 (clique aqui para acessar) foram pioneiros no estilo no Brasil.

São diversas as dicas que aparecem nos cliques e nas legendas, indo até os toques vintages que resgatam memórias afetivas e criam um clima de aconchego e personalidade na casa.

Apesar dos vários perfis mais famosos que seguem o tema, o NÃO ÓBVIO caçou outras dicas de perfis de reforma fora do comum que podem inspirar a realizar a decoração dos seus sonhos ou a mudar o visual do seu lar de formas mais práticas. Confira:

1. Decoração Afetiva | @beca_hs

Casas que carregam memórias. Esta é a noção da decoração afetiva, que é o mote do perfil comandado por Beliza Maestri e Carolina Xavier. A ideia é construir um lar com personalidade e que deve ter histórias para contar sobre cada móvel e cada canto.

Foto: Reprodução/Instagram

Construída de forma orgânica, uma morada assim abriga peças e coleções adquiridas em viagens e experiências ao longo da vida, por exemplo. A casa da atriz Bruna Linzmeyer é um exemplo, já que permite que buracos e arranhões se transformem em poesias no ambiente e ajudem na decoração.

Beliza e Carolina atualizam e organizam os espaços da casa utilizando principalmente tudo que já existe ali e ressaltam a personalidade dos donos nos novos ambientes, misturando fragmentos de modo eclético e destacando objetos pessoais que revelam afeto e carregam histórias, criando um lar único: uma extensão dos seus moradores.

O conteúdo do perfil é voltado para a organização e conta com atendimento presencial e online com a dupla de arquitetas de Brasília. No perfil, elas compartilham espaços e ambientes repaginados pelas memórias poéticas.

Nos destaques da conta, os seguidores podem se inspirar no famoso antes e depois da transformação dos cômodos – que mostram como pequenas mudanças podem fazer uma diferença surpreendente.

☌ Acompanhe também o Pinterest da Beca Home Studio e veja inspirações e dicas por lá!

2. Apartamento Tetris | @apartamento.tetris
A fotógrafa Juliana Robin criou a conta @apartamento.tetris inspirada pelo perfil de reforma @apartamento.33, que segue o estilo industrial e tem hoje cerca de 177 mil seguidores.

Leia mais:

Foto: Reprodução

No perfil, ela tem como objetivo inspirar pessoas que moram em espaços pequenos e alugados e que não podem fazer grandes alterações, como é o caso dela.

O apartamento de 28 metros quadrados, incluindo a varanda, fica em Curitiba e foi decorado com referências escandinavas e minimalistas, privilegiando objetos realmente importantes e necessários e elementos decorativos pensados para valorizar os ambientes.

A fotografa é adepta de um estilo minimalista, simples e slow living. Seu perfil e sua casa retratam os estilos de vida. Na foto do quarto, a parede escura foi pintada pela própria fotógrafa e mostra que mudanças simples podem imprimir personalidade e estilo à decoração.

☌ Veja também as nossas listas com móveis multifuncionais para espaços pequenos.

☌ Juliana Robin também divulgou em seu Instagram um projeto inovador para espaços comerciais: o registro em fotos de todas as etapas da obra do empreendimento intitulado @ornacafé. Ela acompanhou do começo da reforma ao cardápio e inauguração do local.

3. Inspiração Londrina | @restoringlansdowne
Kristine Hall é designer de interiores e blogger. Nascida nos arredores de Chicago e moradora de Londres, ela mostra em seu perfil fotos sobre decoração de interiores e presenteia os seguidores com inspirações de ambientes simples e sofisticados no estilo da capital inglesa.

Foto: Reprodução/Instagram

Nos destaques da conta, ela disponibiliza vídeos que ensinam como fazer você mesmo(a) pequenos reparos e dicas de peças decorativas. Kristine também atua na renovação das casas de estilo vitoriano, que são um clássico da paisagem da cidade e puro charme por dentro e por fora.

As portas coloridas (como na primeira foto), são referências na decoração das casas em Londres. Peculiares, elas geralmente são decoradas com flores, trepadeiras, natureza e arranjos e remetem as fachadas das casas dos londrinos a um cenário de filme.

A capital da Inglaterra tem mais dias frios que ensolarados e a decoração é pensada para criar uma atmosfera de conforto e aconhego no lar. No estilo de decoração londrino as mantas, velas, almofadas, tapetes, plantas e cores que aquecem são misturadas a objetos pessoais, livros, quadros e móveis que passeiam do vintage ao contemporâneo.

☌ A Designer de Interiores mantém além do Instagram um blog onde compartilha conteúdo sobre interiores, design e reformas mais detalhadas do que o Instagram permite. Além disso, ela disponibiliza projetos próprios, inspiração de outros lugares e também informações relacionadas a interiores. Confira também as inpirações que ela compartilha no Pinterest.

4. A Arte de Reciclar |
@aconchegorustico
O nada óbvio @aconchegorústico é de uma dona de casa e mineira de Belo Horizonte que retrata em fotos a arte de refazer e reciclar na reforma e decoração da casa. No perfil, a casa que tem um estilo rústico é repleta de elementos que remetem ao aconchego e simplicidade.

Foto: Reprodução/Instagram

A dona de casa mostra com orgulho suas dicas de reciclagem que transformam os ambientes da casa, como na primeira foto em que mostra o banheiro da área de lazer e churrasco todo decorado com reciclagens – bancada, moldura do espelho, porta toalha e porta papel higienico: tudo foi feito pelas mãos da dona da casa e com madeiras recolhidas na rua.

A reforma que privilegia a rusticidade é ideal para quem tem orçamento curto, uma vez que elementos como a madeira de demolição, pallets e paredes em tijolos estão em alta no estilo.

Reciclar e refazer a partir de materiais já utilizados anteriormente é uma ótima pedida para criar novos móveis como mesas, estantes, camas e sofás, entre outros, elaborando uma decoração que além de acolher, transborda afeto e consciência ambiental.

☌ Vale a pena conferir no perfil o destaque A Arte de Refazer, onde a dona da conta mostra todo o processo de reciclagem de móveis, a evolução da construção da casa e garimpos com precinhos convidativos.

5. Verde na decoração |@cafofododani
Daniel Virgnio é blogger e dono do perfil @cafofododani, onde compartilha fotos do seu lar em Florianopólis e sua paixão por plantas. Totalmente inspirado no conceito Urban Jungle – de levar o verde para dentro de casa –, o ambiente tem espécies variadas de plantas espalhadas em todos os cantos como tons decorativos.

Foto: Reprodução/Instagram

Além do conceito Urban Jungle ou Floresta Urbana, a decoração é marcada por cores, praticidade e elementos naturais e afetivos. A cozinha ostenta uma bela bancada de madeira e prateleiras que chamam a atenção pela beleza e efeito decorativo e passam longe da obviedade dos armários fechados mais usuais.

Além das fotos inspiradoras que mostram o charme de cada cômodo da casa, Daniel Virgnio compartilha no perfil informações e dicas valiosas sobre como cuidar e tratar das plantinhas em casa. Nos destaques da conta os vídeos tiram as dúvidas dos seguidores e facilitam a tarefa de quem quer uma Urban Jungle para chamar de sua.

☌ Além do perfil no Instagram, Daniel Virgnio é sócio e assessor da rede @diycore, que mantém um canal no YouTube com vídeos de reformas, faça você mesmo e transformação de ambientes.

6. EXTRA: Cores e DIY | @cenourasfrescas
☌ No perfil @cenourasfrescas, Kelly Rhein Gerevini compartilha fotos de decoração e do seu estilo de vida com dicas de saúde, alimentação saudável e horta orgânica.

Foto: Reprodução/Instagram

Conteúdo em parceria com o site Não Óbvio

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração