Casa e Decoração

Decoração de Natal: veja dicas para receber bem amigos e familiares

Repensar e ressignificar a decoração da casa também entra na lista de afazeres para o próximo ano

Redação iBahia (redacao@ibahia.com)

As festas de final de ano estão bem próximas, e o planejamento para receber amigos e parentes já está a todo vapor. Depois de um período muito difícil, é hora de celebrar a companhia dos entes queridos com segurança, conforto e aconchego.

 

Repensar e ressignificar a decoração da casa também entra na lista de afazeres, principalmente em um momento como o que estamos vivendo. Oferecer aos presentes uma experiência especial certamente fará com que o Natal seja inesquecível.

“Adaptar a casa para receber bem os convidados é algo muito importante, principalmente agora, nesse período de reencontros e recomeços. Celebrar as pessoas que amamos passa por esse ritual”, ressalta Cynthia Celeghini, arquiteta parceira da startup paulistana TAG2U, especializada em decoração sustentável.

 

E se engana quem pensa ser necessário gastar verdadeiras fortunas para este fim. “A sustentabilidade, o reuso e os cuidados com o meio ambiente são pautas urgentes e que se tornaram ainda mais relevantes desde o início da pandemia. Este olhar também pode ser direcionado para a decoração de Natal, tanto reaproveitando o que já se tem em casa quanto garimpando outras peças em lojas especializadas”, aponta Cynthia.

Confira as dicas:

  • Arranjos de anos anteriores, como bolas de Natal, luzes, guirlandas e outros enfeites, podem ser usados de formas diferentes. Que tal incrementar a guirlanda com luzinhas? E as bolas de Natal ficam lindas em um belo vaso retrô, compondo um arranjo especial para a mesa de jantar.
  • Em vez de utilizar árvores artificiais, experimente enfeitar as plantas já existentes na casa. Vasos grandes ficam lindos com laços e luzes e dão um charme todo especial à ceia.
  • Precisa comprar algum item novo, como cadeiras para acomodar os convidados ou mesas de apoio para o jantar? Os móveis usados são excelentes alternativas, tanto pelo viés da economia quanto pelo da sustentabilidade. Além disso, é possível encontrar verdadeiras relíquias exclusivas em galpões de itens usados, o que certamente fará toda a diferença na decoração não só na data, mas como item definitivo na casa.
  • Invista em enfeites personalizados, seguindo o estilo Faça Você Mesmo. Galhos secos com pequenas bolas natalinas em um vaso, luzes e laços natalinos no armário da cozinha e do banheiro, pequenas guirlandas nas portas internas da casa… Solte a imaginação e surpreenda!
  • Evite talheres e louças descartáveis, que geram mais lixo para o meio ambiente. As louças, garfos, facas e colheres não precisam ser iguais: a beleza está em oferecer o que há no armário para que as pessoas possam se servir em uma conexão especial com itens afetivos, que até mesmo possam ter passado de geração para geração.