Casa e Decoração

Tchau, Natal! Confira dicas de como guardar corretamente a árvore e os enfeites

Muita gente não tem um espaço adequado em casa para guardar objetos grandes, como a árvore, ou muito delicados, como alguns enfeites; confira as dicas

Redação iBahia (redacao@ibahia.com)
- Atualizada em

6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis, que na tradição cristã representa o dia em que os três reis magos levaram os presentes a Jesus. Na nossa rotina, a data marca o momento de guardar a árvore e os enfeites de Natal.  

A tarefa, no entanto, pode não ser tão simples. Muita gente não tem um espaço adequado em casa para guardar objetos grandes, como a árvore, ou muito delicados, como alguns enfeites. Pensando nisso, conversamos com as personal organizers Bel Vieira e Mary Jane para trazer dicas de como organizar sua decoração de Natal de forma correta, fazendo com que elas se mantenham conservadas para o dezembro seguinte. Confira: 

  • Onde guardar a decoração de Natal com pouco espaço na casa? 

Coloque a decoração de Natal em locais que você não mexe com frequência, como por exemplo em armários altos – ou até mesmo em cima deles. “O ideal é dispor os enfeites em caixas organizadoras no alto dos armários porque só utilizamos uma vez ao ano”, explica Bel. 

Mary Jane traz outras possibilidades, como prateleiras superiores da área de serviço ou maleiro do armário. As personal organizers também recomendam guardá-los em cama baú, caso você tenha em casa. “Caso a pessoa tenha um depósito, é ainda melhor”, destaca Mary. 

  • Enfeites delicados: como guardá-los corretamente? 

A primeira observação de Bel Vieira é: não guardar árvore natalina e os enfeites em caixas de papelão porque atrai traças. A profissional recomenda guardar os enfeites maiores em caixas organizadoras empilháveis e ordená-los dos maiores para os menores.  

Para a árvore de Natal, a personal recomenda “desmontá-la”. “Enrole em plástico filme as partes  da sua árvore natalina, antes de guardá-la. Assim os galhos ficarão protegidos e da poeira também”, explicou, como mostra a imagem abaixo. 

Foto: Divulgação / Bel Vieira

Mary Jane traz outra opção: guardar os enfeites em sacos de organza, saco ziploc ou em plástico bolha. “Depois acomodamos em caixas plásticas de preferência transparente para melhor visualização e ainda podemos identificá-las”, destacou.  

  • Pisca-pisca e guirlandas 

Devido aos fios, os pisca-piscas podem trazer um grande problema no futuro, caso sejam guardados de forma incorreta. Para não ter erro, Bel Vieira recomenda: “Use papelão ou outra estrutura firme para enrolar as luzes de sua árvore evitando assim aquele emaranhado de fios”.  

Foto: Divulgação / Bel Vieira

  • Agrupe 

O ideal, segundo as especialistas, é guardar os itens do mesmo grupo nos mesmos lugares. Ou seja, todas as bolinhas em uma mesma caixa, todos os pisca-piscas em outra, por exemplo.  

Com essas dicas, a chances de seus objetos estarem mais bem protegidos e durarem por mais anos são maiores. As embalagens corretas evitam quebra e impedem que sejam expostos a poeira, por exemplo.