Toda mulher quando é convidada para um casamento fica na dúvida do que usar para a cerimônia. E é compreensível essa reação. É preciso ter cuidado com a escolha do look para não passar vergonha. Por isso, o iBahia convidou a blogueira e jornalista Marcele Neves para dar dicas de como fazer a escolha certa. Confira:
1) Festas de casamentos são ocasiões formais, portanto a sua roupa deve estar adequada para este tipo de evento. Vale tornar este momento ainda mais especial, dedicando mais atenção à escolha do traje, do penteado, da maquiagem – estes precisam causar um efeito harmonioso e deixa-la elegante. Nunca apareça em nenhum casamento com roupas totalmente informais (jeans, camiseta de malha, etc). Isso vale, inclusive para o casamento civil no cartório.
2) Por falar em atenção, é importante saber qual o perfil da cerimônia antes de escolher a roupa; se for durante o dia, opte por tecidos fluidos como crepe e seda e evite tecidos pesados – neste horário o comprimento longo é opcional. Se o casamento for à noite, está liberado tecidos mais estruturados como renda e tafetá. Também podem ser usados pedrarias, brilho e detalhes mais ousados.
3) Foi convidada para ser madrinha? É de bom tom consultar a noiva antes de escolher o seu modelo. Algumas noivas optam por escolher a cor ou pelo menos o tom do vestido das madrinhas, ou seja, não tem desculpa para fugir desta regra. De qualquer forma, é sempre bom evitar as cores branco – deixe-a apenas para a anfitriã – preto e vermelho – a não ser que tenha sido escolha da noiva, combinado?
4) Ainda sobre madrinhas: Você é uma convidada de honra e estará em destaque no altar, lembre-se disso na hora que estiver escolhendo o sapato que vai usar, afinal, provavelmente você ficará de pé durante toda cerimônia. No altar, pede-se sempre mais moderação e comportamento adequado, é imprescindível que esteja confortável.
5) Atenção aos acessórios: Se o casamento for de dia, é permitido usar óculos de sol, mas lembre-se de retirá-los quando chegar no local da cerimônia. Os chapéus também ficam restritos às cerimônias diurnas. Optou por luvas como complemento do seu look? Elas são usadas para entrar e sair de ambientes, nada de beber ou comer usando luvas, a ordem é: tirar para cumprimentar as pessoas, recolocá-las na saída da cerimônia e tirá-las novamente após entrar na festa.
6) Esteja com a beleza em dia: Depilação, tintura de cabelo e corte devem ser feitos sempre com o mínimo de antecedência para evitar surpresas desagradáveis. Assim, caso algo não saia com planejado, dá tempo de corrigir e encontrar uma solução. Aqui também vale escolher alguém de confiança para ser responsável por cuidar dos cabelos e da maquiagem para a ocasião.
Segundo Marcele, a melhor dica para não cair no erro é conhecer bem o corpo e escolher os modelos que valorizem a silhueta. "Use o espelho como seu aliado e dê preferência a peças que combinem com seu biotipo, assim, você se sentirá bem vestida e segura de si. Aquele vestido maravilhoso que você viu em um site ou revista, pode ser que não combine com você ou com o tipo de cerimônia que vai. Bom senso, sempre!", contou.
"Conheça bem seu corpo e escolha modelos que valorizem sua silhueta", disse Marcele Neves, que também é jornalista |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade