Há exatos sete anos maio já deixou de ser o mês preferido para cerimônias. Segundo os registros sobre casamentos civis feitos no Brasil, a partir de setembro as uniões começam a ser oficializadas e chegam a ultrapassar as 110 mil em dezembro.
Um grande estímulo para alterar o mês são os benefícios salariais do mês, como o 13º que as empresas oferecem. "Como a pesquisa abrange o país inteiro e todas as classes sociais, acredito que o motivo principal está nos ganhos extras de fim de ano, como o 13º e outros bônus dos empregados", disse Vera Simão, presidente da Abrafesta (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais) em entrevista ao site 'Uol'.
Outro ponto a favor do mês é a realização das festas em espaços abertos. "O tempo aberto e com sol é a grande vantagem desta época. Além disso, fica mais barato se casar em dias de sol, por não haver a necessidade de cobertura ou tendas para o ambiente”, explicou.
Por conta das férias coletivas e as comemorações de final de ano, o mês também é ideal para aproveitar a lua de mel. "Os casais aproveitam esse recesso para tirar a lua de mel ou emendar com as férias e ter um tempo maior de descanso", contou a cerimonialista Fátima Leonhardt.
Apesar das vantagens, os noivos devem considerar algumas questões antes de se definirem pelo mês."Alguns locais são marcados por um dezembro bem chuvoso ou até mesmo por um calor que requer que o ar condicionado seja reforçado para não causar desconforto", pontuou assessora e cerimonialista Amanda Cidral, em entrevista ao site 'Gazeta do Povo'. Outra desvantagem é o custo que pode ser alto nesse período por conta da quantidade de eventos corporativos.
Preços reduzidos são mais comuns em janeiro mês fraco para casamentos, devido ao desfalque dos convidados em férias, e em agosto, conhecido "mês do cachorro louco", evitado por casais mais supersticiosos.
"O motivo principal está nos ganhos extras de fim de ano, como o 13º e outros bônus dos empregados", disse especialista |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade