No último sábado (18), foi realizado o Prêmio Platino em Marbella, na Espanha. Entre os concorrentes, o cinema brasileiro emplacou quatro indicações – atriz, com Leandra Leal, por 'O Lobo Atrás da Porta', documentário, com 'O Sal da Terra', e animação, com 'O Menino de o Mundo' e 'Até que a Sbórnia nos Separe' e trouxe para casa dois prêmios com: Melhor documentário para o longa sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, e melhor animação, com 'O Menino e o Mundo', de Alê Abreu. Mas o grande destaque da noite foi a co-produção espanhola e argentina 'Relatos Selvagens'. O filme levou oito dos dez prêmios a que foi indicados, incluindo de melhor filme de ficção ibero-americano, além de melhor direção, melhor atriz, melhor roteiro, melhor trilha sonora, direção de som, montagem e direção de arte.
Para receber os prêmios e representar o Brasil, estavam lá Fernando Coimbra, que entregou o prêmio de melhor roteiro (a Szifron), e o ator lusitano Joaquim Almeida que, ao lado do chicano Eward G. Olmos, anunciou o Platino de melhor filme.
'Relatos Selvagens' mostra a realidade crua e imprevisível, em que os personagens separam a civilização da barbárie |
Confira os vencedores do Prêmio Platino 2015:
Relatos Selvagens (Argentina/Espanha) – melhor filme, diretor (Damian Szifron), atriz (Érica Rivas), roteiro (Damian Szifron), música original (Gustavo Santaolalla), montagem (Damian Szifron e Pablo Barbieri), direção de arte (Clara Notari), som (José Luiz Díaz)
Cantinflas (México) – melhor ator (o espanhol Oscar Jaenadas)
La Isla Mínima (Espanha) – melhor fotografia (Alex Catalá)
O Sal da Terra (Brasil- França) – melhor documentário
O Menino e o Mundo, de Alê Abreu (Brasil) – melhor filme de animação
La Distancia Mas Larga (Venezuela- Espanha), de Claudia Pinto – melhor filme de diretor estrante (opera-prima)
Prêmio Platino de Honor a Antonio Banderas
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade