icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CINEMA

Gravado em Salvador, filme 'Travessia' estreia no dia 23 de março

Longa tem em seu elenco artistas como Caio Castro, Chico Diaz e Camilla Camargo

foto autor

Redação iBahia

14/03/2017 às 13:05 • Atualizada em 31/08/2022 às 23:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O filme 'Travessia' estreia nesta quinta-feira (23) e tem em seu elenco artistas como Caio Castro, Chico Diaz e Camilla Camargo. João Gabriel, diretor do longa, conversou com o iBahia para contar mais detalhes sobre a obra cinematográfica que recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Montagem e Melhor Ator (Chico Diaz) no 10° Festival de Aruanda.

'Travessia' cita a perda da esposa de Roberto, interpretado pelo ator Chico Diaz, que segue sua vida em busca de amenizar sua dor. "A perda da esposa de Roberto é apenas pano de fundo para a história que busco contar. Me concentro basicamente num momento da vida do personagem onde ele se desentende com seu filho Júlio e outros fatos o joga num turbilhão de emoções. Entre eles essa lembrança de alguém que foi muito importante tanto para o pai quanto para o filho", explica João Gabriel.

A má relação entre os personagens Roberto e Júlio (Caio Castro), tem o objetivo de falar sobre que mesmo com problemas, eles necessitam um do outro. "A vida não é feita de regras de convivência. As pessoas têm conflitos constantemente por diversos motivos e no decorrer do tempo que os personagens estão se recuperando dessa perda há um desentendimento entre eles", conta.

"O filme busca mostrar essa relação conflituosa justamente para revelar o quanto os dois precisam um do outro. Em cada linha narrativa vemos de forma bem íntima o quanto os personagens são frágeis e no fundo gostariam de agir de forma diferente. O ser humano é complexo, às vezes precisamos de uma lição da vida para nos fazer entender o caminho que devemos tomar", acrescenta o diretor.

No longa, o personagem interpretado por Caio Castro sustenta sua moradia com a namorada Marina (Camila Camargo), através do tráfico de drogas: "Tento mostrar como muitos jovens de classe média se envolvem no tráfico de drogas sintéticas de forma muito tranquila, porque o ambiente desse tipo de tráfico não envolve o perigo da violência das ruas. Mas os perigos existem e o filme mostra um exemplo de como as coisas acontecem".

As cenas de 'Travessia' foram registradas em Salvador. Além da Praia de Aleluia, os outros locais foram o bairro do Comércio, no Porto de Salvador, a Avenida Bonocô e o bairro de Nazaré. João Gabriel fala sobre o critério das escolhas destes ambientes: "Fui escolhendo aos poucos as propostas que me chegavam em mãos pela produção. Muitos dos lugares eu já tinha em mente. Mas foi um trabalho minucioso fazer esse recorte da cidade de Salvador. Acho que um dos maiores desafios foi recriar a emergência do HGE. Filmamos em outro local e buscamos reproduzir o clima que é bem característico de porta de hospital geral".

Sobre a relação do filme com a sociologia, o diretor explica: "Meu filme não surgiu de uma proposta sociológica mas de uma análise existencial. Colocar o espectador dentro dessa atmosfera de desencontro. Mas tudo que fazemos na arte tem uma função sociológica, mas esta análise sobre meu filme deixo para o público".

O convite já foi feito, não é mesmo? Para saber em quais locais 'Travessia' será exibido basta acessar a agenda de cinema do iBahia.

Confira o trailer:

[youtube zFDYsc7Xs6M]

*Sob supervisão e orientação da repórter Naiá Braga

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cinema