Feed.Ba

‘Skambau’ reúne no Pelourinho Dj Mulu, Sistema Paggotrap, Totô de Babalong, Telefunksoul e DJ Libre Ana

E mais: Mercado Iaô ganha versão pocket com participação de empreendedores negros; empresário baiano lança produto inovador para limpar estofados e a Casa Rosa vai comemorar dois anos com muita animação no Rio Vermelho

Jamil Moreira Castro
15/07/2022 às 15h34

7 min de leitura
Foto: Divulgação

“Deixe o som te levar” – Assim, neste clima, vai rolar a primeira edição do Skambau, evento criado para valorizar artistas brasileiros em ascensão no cenário musical. A data escolhida foi o dia 13 de agosto e as apresentações começam a partir das 17h, na Praça das Artes, no Pelourinho. A programação também segue a proposta de estabelecer conexões com sonoridades nacionais, reunindo o produtor e DJ Mulú, Sistema Paggotrap, Totô de Babalong, Telefunksoul e DJ Libre Ana. Uma trilha sonora bem diversificada para embalar um público eclético que gosta de pagotrap, funk, R&B e rap.

Os ingressos já estão à venda no Sympla. Para criar o evento, a produtora Fábula, em parceria com a agência Hike e o Grupo Red, se inspirou no conceito de feira de trocas, conhecidas como escambo, mas neste caso, a troca será de experiências musicais e de energia com o público.

Um dos responsáveis pela renovação da música eletrônica nacional, o produtor musical e DJ carioca Antonio Antmaper (o Mulú), está por trás do trabalho com Duda Beat e do primeiro EP de Pabblo Vittar – “Open Bar” como co-produtor. Já o cantor e compositor Totô de Babalong, traz de Brasília o seu pop tropical, com referências do Pop e dos ritmos latino-americanos.

Sempre inovando, o DJ e produtor musical Mauro Telefunksoul, muito conhecido do público de Salvador, promete um set fervido com base no eletrônico misturado com o acervo cultural baiano. O cantor e poeta Gibi e o Sistema Paggotrap, formado pelo trio Freelion (sintetizadores), Tainã Troccoli (percussão) e o DJ e beatmaker Salamanka, apostam no trap, subgênero do rap/hip-hop, misturado com o tempero do pagodão.

Fotos: Divulgação

MERCADO IAÔ GANHA VERSÃO POCKET COM PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES NEGROS
Margareth Menezes está na programação ao lado de artistas do ‘Acelera Iaô

Uma das atrações musicais do Mercado Iaô Pocket, Margareth Menezes vai cantar e falar sobre a Fábrica Cultural, organização social fundada e presidida por ela, durante apresentação na próxima terça-feira (19), às 18 horas, no Salvador Shopping, L2, no espaço onde funcionou a Etna. O evento, que tem início hoje, é totalmente voltado para o empreendedorismo negro, reunindo shows-cases de cantores e Djs, degustação gastronômica, rodas de conversas e apresentação de marcas negras baianas que participam do programa Acelera Iaô. A entrada é franca.

Durante 10 dias, a programação vai reunir artistas de vários estilos – como o Dj Lerry e os cantores Alissan Maya, Udi Santos, Jann Souza, Helder Novaes, e Vitor Adel – e eles contarão sobre suas experiências no programa como empreendedores do Lab. Música. O afro-empreendedorismo também será assunto de vários temas das Rodas de Conversa, que fomentam e fortalecem a interação com participantes das qualificações, também ofertadas em outras etapas do Programa Acelera Iaô.

Ao contrário das anteriores edições dominicais do Mercado Iaô, a versão pocket desloca o evento da Ribeira para o interior do shopping e conta com a participação de mais de 50 afro-empreendedores. Desenvolvido e realizado pela Fábrica Cultural e com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, o Acelera Iaô irá contemplar 1.500 empreendedores até outubro. Confira a programação e os horários no site https://fabricacultural.org.br/

Foto: Divulgação

EMPRESÁRIO BAIANO LANÇA PRODUTO INOVADOR PARA LIMPAR ESTOFADOS
Residindo em Miami, Fritz Paixão veio a Salvador para apresentar o produto

Empresário baiano bem-sucedido na indústria, Fritz Paixão não para de inovar na sua área de atuação. Desta vez, o fundador da CleanNew se juntou a maior empresa de spray do Brasil, a Baston, para atender de forma rápida e prática quem de higienização e blindagem seus estofados. Da parceria nasceu os produtos em spray Blindagem CleanNew e Magic Clean, que são de fácil procedimento que a própria pessoa pode usar com segurança em qualquer ambiente.

“Enviar uma equipe para executar esse serviço não viabiliza os custos da operação, foi então que decidimos criar e patentear dois sprays que garantem a mesma qualidade e eficiência já reconhecida em nossa rede de franquias”, diz o empresário.

Fritz conta que este tipo de serviço vai ampliar a área de atuação de sua empresa, pois já atende clientes de alto padrão, entre eles celebridades, acostumados e satisfeitos com a CleanNew passaram a demandar soluções também para seus itens de luxos, sejam eles sapatos, bolsas, malas e cintos.

Morando em Miami, Fritz manteve a sede de sua empresa na Bahia. Atualmente, a CleanNew conta com 48 franquias, sendo 40 no Brasil e oito no exterior, com unidades na Espanha, Dubai, EUA, Colômbia e Argentina.

Fotos: Raul Spinassé

CASA ROSA VAI COMEMORAR DOIS ANOS COM MUITA ANIMAÇÃO NO RIO VERMELHO
Uma programação eclética movimentará o espaço no mês de agosto

Vai ser animada a comemoração de aniversário de dois anos da Casa Rosa (@casarosasalvador), no Rio Vermelho. A consultora artística da casa, Rose Lima, montou uma programação eclética que, durante o mês de agosto, ocupará todas as áreas do espaço cultural, com música, gastronomia e mostras de arte. No Pátio da Viração, às sextas e sábados estão programados uma série de shows com o Cortejo Afro, Microtrio, Pedro Pondé, OSBA, Ana Barroso, Baile Favellê e Oficina de Sons, entre outros. Aos domingos, o espaço vai receber renomados chefs, que vão servir o melhor de sua gastronomia.

A música, dança e performances, ainda sem nomes definidos, ocuparão o Teatro Cambará, enquanto na Sala Rosa serão realizadas oficinas criativas para público de todas as idades. 

A Casa Rosa iniciou suas atividades em 20 de agosto de 2020, em plena pandemia de Covid-19, com apresentações virtuais de artistas baianos consagrados e da nova geração com obras em várias linguagens. Neste aniversário de segundo ano, o espaço cultural receberá o público com uma programação especial promovendo encontros entre artistas das diversas cenas musicais. A programação completa será divulgada através do site www.casarosasalvador.com.br .

CALÇADÃO

  • Quem passar pela estação do Metrô Campo da Pólvora pode diminuir o ritmo para dar uma olhada na exposição fotográfica que retrata as viagens do velejador Aleixo Belov, 79 anos. Naturalizado brasileiro, o navegador ucraniano realizou seis viagens pelo mundo, sendo três delas solitário num veleiro com a bandeira do Brasil. A mostra, que acontece até o dia 15 de agosto, pode ser conferida no nível C da estação.
  • O Núcleo de Ópera da Bahia, Laboratório de Ópera da UFBA e Coro Juvenil do NEOJIBA se unem para encenar a ópera “A Flauta Mágica”, de W.A.Mozart, que abre temporada nos dias 14, 15, 16, 18 e 19 de julho, às 19h, no Teatro do Colégio Mercês. , a nova casa da música lírica na Bahia. A versão, apresentada em português, terá direção cênica, regência, figurino, cenário e conceito de iluminação de Aldo Brizzi. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla com valores de R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia).

Leia mais sobre Feed.Ba com Jamil Moreira Castro no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias