Combate a Fake News

Com dados sobre Covid-19, Governo da Bahia atualiza portal da transparência

Portal é mais uma forma de combater a fake news sobre a pandemia do novo coronavírus

Especial de Conteúdo

Oferecimento
O Governo da Bahia atualizou, no último dia 22, o Portal da Transparência, que agora conta com um painel de BI (Business Intelligence) que permite ao cidadão acesso completo e customizado aos dados sobre as contratações emergenciais realizadas pelos órgãos do Executivo para o combate à pandemia da Covid-19. De acordo com o governo, na plataforma é possível fazer uma pesquisa sobre a quantidade e o montante do conjunto das contratações realizadas, além de uma visão analítica de todas as contratações, incluindo contratante, contratado e valor em cada caso.

É possível também ter uma visão detalhada, com todas as informações de determinada contratação ou aquisição, inclusive pagamentos, podendo também ter acesso à íntegra do instrumento contratual.

Foto: Reprodução / GOV BA

O novo portal dá acesso a contratações e doações no âmbito da Secretaria da Saúde, leis e decretos e boletins epidemiológicos, o quantitativo de infectados e mortos, e notícias sobre a pandemia, se tornando também mais um canal para o combate a fake news.

Canais de denúncia

Além do portal, o Governo da Bahia tem adotado medidas para combater a divulgação de fake news no estado. Além da sanção da lei estadual nº 14.268, que prevê multa que varia de R$ 5 mil a R$ 20 mil para quem divulgar e compartilhar notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias no estado, o governo criou o site Bahia contra o Fake.

O canal serve como um portal para tirar dúvidas e fazer denúncias. O órgão também abriu seus perfis oficiais para receber denúncias da população sobre notícias falsas veiculadas nas redes socais e até mesmo na imprensa.