Combate a Fake News

Fake: ‘plano de retomada’ compartilhado no WhatsApp não é da Bahia

Imagens que mostram plano de reabertura econômica se referem ao estado do Ceará

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Baianos podem ter recebido nos últimos dias imagens com um ‘plano de retomada’ que supostamente seria do estado da Bahia. No entanto, o plano de reabertura econômica explicado nas imagens é do Ceará.

Ao serem compartilhadas por meio do aplicativo WhatsApp, as imagens foram tiradas de contexto, com o objetivo de confundir as pessoas. O que está sendo disseminado são imagens que fazem parte de uma reportagem de 28 de maio da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará.

Ainda não foi elaborado pelo Governo da Bahia o plano de retomada da economia. No último sábado (30), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da Bahia o decreto número 19.732, que criou o Grupo de Trabalho para Estudos de Retomada Econômica Pós-Pandemia. A medida foi tomada após reunião, realizada na última quinta (28), entre o governador Rui Costa e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban. O plano de retomada da economia na Bahia será resultado do trabalho desta comissão recém-criada.