Combate a Fake News

Governo da Bahia cria canais para receber denúncias de fake news

Através dos canais oficiais do governo, do WhatApp e do site é possível, além de denunciar, tirar dúvidas sobre informações

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Para ajudar no combate a divulgação e reprodução de fake news, o Governo da Bahia abru seus perfis oficiais para receber denúncias da população sobre notícias falsas veiculadas nas redes socais e até mesmo na imprensa.

Através dos canais oficiais do governo, do WhatsApp (71) 9 9646-4095 e do site www.bahiacontraofake.com.br é possível, além de denunciar, tirar dúvidas sobre informações que circulam pela internet. O objetivo do governo é garantir à população o acesso à informação, com qualidade e segurança. 

Foto: Divulgação / GOV BA

Além dos canais para denúncia, outras medidas estão sendo adotadas, inclusive com edição de leis e normas para punição daqueles que compartilharem notícias falsas. Na Bahia, também foi encaminhado à Assembleia Legislativa um projeto de lei visando tipificar a conduta criminosa, a fim de coibir esse fenômeno, elaborado pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). A partir das denúncias, um relatório será encaminhado à CPI das Fake News e ao Supremo Tribunal Federal, que já instaurou inquérito sobre o tema.

De acordo com a Secom, , um estudo aponta que entre 30% e 40% do tempo dos órgãos oficiais de comunicação são destinados a desmentir notícias falsas. O órgão alerta ainda para o terreno fértil que as fake news encontram na sociedade, que não desenvolveu o hábito de apenas compartilhar informação que saiba ser verdadeira. A orientação é que as pessoas pensem antes de compartilhar qualquer informação no Whatsapp a fim de preservar vidas, reputações e instituições que são prejudicadas apenas pela disseminação de informações falsas.