Combate a Fake News

Perfis falsos podem compartilhar desinformação e aplicar golpes; saiba como identificar

Há quem crie perfis de empresas prometendo sorteios e concursos falsos, aplicando golpes nos usuários

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia. É por lá que encontramos e nos comunicamos com amigos e conhecidos, acompanhamos a vida de um artista que admiramos, achamos marcas e serviços de todos os tipos e também nos informamos. No entanto, nesse universo digital, muitos aproveitam para disseminar fake news, a começar por contas falsas. 

Para evitar a criação destes perfis falsos, redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter utilizam da ferramenta de verificação de conta. Ainda assim, há muitos perfis que utilizam foto de uma pessoa conhecida como se fosse ela responsável por espalhar calúnias e conteúdos falsos. Há, até mesmo, quem crie perfis de empresas prometendo sorteios e concursos falsos, aplicando golpes nos usuários.

Quem comete esse tipo de crime se passa por empresas respeitáveis e sites confiáveis prometendo prêmios em troca de algum tipo de cadastro com dados pessoais, por exemplo, ou até mesmo dados bancários. De acordo com o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber) do Ministério Público do Estado da Bahia, as formas mais comuns de aplicar golpes relacionados à fake news são aquelas que oferecem vantagens à pessoa, como promoções imperdíveis.

Por isso, é fundamental saber identificar os canais oficiais dos órgãos públicos e das empresas privadas. No caso do Governo da Bahia e notícias sobre o mesmo, fique atento aos perfis oficiais, além do portal Bahia Contra o Fake, criado para tirar dúvidas e denunciar conteúdos falsos. Outro canal para este fim é o WhatsApp (71) 9 9646-4095. 

Como identificar

Em relação às empresas, verifique o número de seguidores do perfil e se as postagens correspondem aos serviços da empresa, além de verificar no site oficial se a suposta promoção é verdadeira.

Para perfis pessoais, se for de alguém famoso, lembre-se de olhar se a pessoa tem o selo de verificação. É raro uma pessoa famosa não ter esse “certificado” nos perfis nas redes sociais. 

Se algum perfil te adicionar em uma rede, observe se possui amigos em comuns. Se a resposta for não, desconfie. Observe a foto do perfil, já que os fakes normalmente utilizam a foto de outra pessoa. Nessas horas, vale fazer uma pesquisa no Google, clicando em “pesquisa por imagens”. Se o perfil não tiver foto, desconfie também.


Observe também a quantidade de seguidores, se os comentários são de seguidores reais. Buscar o nome em outra rede ajuda a descobrir se é real.