Combate a Fake News

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros não sabe identificar fake news

Usar o senso crítico e alguns parâmetros ajudam na identificação das notícias falsas

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Se você não sabe identificar uma fake news, saiba que mais da metade da população brasileira também não sabe. De acordo com um estudo da Kaspersky, empresa global de cibersegurança, em parceria com a empresa de pesquisa CORPA, na América Latina, em fevereiro deste ano, 62% dos brasileiros não sabem identificar uma notícia falsa. 


Segundo a pesquisa, dentro do universo dos que não sabem identificar, apenas 2% nunca ouviu o termo ‘fake news’. Os principais meios para encontrar essas notícias falsas são as redes sociais, como WhatsApp e Facebook, que são utilizados por 33% dos brasileiros como meio de informação. 

Como mudar esse cenário

A identificação de uma notícia como falsa é o primeiro passo para evitar a disseminação. Por isso, é importante que o receptor tenha ferramentas para identificar se o conteúdo é ou não verdadeiro. Confira algumas dicas:

- Leia o texto todo

Muitas vezes, produtores de conteúdos falsos utilizam o título para apelar, ou seja, para alcançar cliques, mesmo que com informações falsas. Por isso, ler o texto completo é essencial para entender se aquela chamada é verdadeira e evitar o compartilhamento.

- Analise o site e o autor da notícia

A credibilidade de um veículo e de um jornalista vão te ajudar a identificar se o texto é verdadeiro. Caso tenha recebido uma informação de um site que você não conhece, busque esse conteúdo em algum site conhecido. Caso não ache essa informação, é bem possível que ela seja falsa.

- Observe a escrita

Matérias de veículos sérios prezam pela boa escrita e ortografia correta. Se a notícia que você está lendo possui muitos erros de português, fique atento a sua veracidade.