Combate a Fake News

Sites de fake news ganham dinheiro através de publicidade; saiba como denunciá-los

Sites de notícia falsas se beneficiam do processo simples para expor anúncios na página

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Por que as fake news continuam existindo? Uma das respostas pode ser pelo fato de gerar dinheiro. Além da ideia de destruir reputações e atacar adversários, especialmente no meio político, a criação e divulgação de notícias falsas pode ser lucrativa.

Sites de fake news ganham dinheiro através de publicidade. Diferentemente de veículos impressos, onde há uma compra pela informação, na internet o dinheiro vem de anúncios e a mesma lógica serve para sites que utilizam o espaço apenas para compartilhar notícias falsas. 

Hoje, os sites de fake news se beneficiam do processo simples para expor anúncios na página. Basta instalar programas de exibição de publicidade, como o Google AdSense, e a partir daí o software libera um espaço na sua página e carrega automaticamente anúncios, exibidos cada vez que alguém acessa o conteúdo.

É o anunciante que filtra os sites mostrarão os anúncios, criando segmentação de perfil, evitando, na teoria, que sites de fake news recebam o anúncio. No entanto, na prática, através do Google, por conta da quantidade de sites cadastrados, é quase impossível para o anunciante conhecer e identificar o perfil de todos esses portais e, assim, excluir os de notícia falsa.

Foi nesse cenário que surgiu o perfil brasileiro do movimento Sleeping Giants. Nas redes sociais, o grupo se define como “uma luta coletiva de cidadãos contra o financiamento do discurso de ódio e da desinformação” e, inspirado na iniciativa norte americana, foi criado para denunciar e alertar empresas sobre a veiculação de anúncios em sites que criam fake news. 

O perfil foi criado em maio deste ano e já alertou grandes empresas como Telecine, Del, Submarino e Banco do Brasil sobre anúncios em portais de notícias duvidosas. 

Como denunciar

Como a biografia do grupo explica, a luta contra a desinformação é uma luta coletiva. Por isso, é possível ajudar o perfil através de denúncias. Para isso, o Sleeping Giants explica o passo a passo:

Passo 1: Acesse o site alvo e faço um print de um anúncio próximo a algum conteúdo 


Passo 2: Tuíte o seu print marcando a empresa e avise-os de forma educada sobre o anúncio


Passo 3: Marque o perfil com a tag #SleepingGiantsBrasil para que possamos monitorar e reforçar a ação


Passo 4: Monitore a empresa e continue avisando-a através de e-mail, SAC, telefone, comentários.


Passo 5: Com a confirmação do bloqueio, agradeça-os e marquem #RespostaSleeping

Para ajudar no combate a divulgação e reprodução de fake news, o Governo da Bahia abriu seus perfis oficiais para receber denúncias da população sobre notícias falsas veiculadas nas redes socais e até mesmo na imprensa.

Através dos canais oficiais do governo, do WhatsApp (71) 9 9646-4095 e do site www.bahiacontraofake.com.br é possível, além de denunciar, tirar dúvidas sobre informações que circulam pela internet. O objetivo do governo é garantir à população o acesso à informação, com qualidade e segurança.