O Domingo de Ramos marcou o início da Semana Santa. Em Salvador, as celebrações seguem até o Domingo de Páscoa (29) e serão presididas pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador e em outras igrejas.
Programação da Semana Santa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador
28 de março – Quinta-feira Santa:
- 9h – Santa Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais – também conhecida como Missa da Unidade, reunindo todos os padres da Arquidiocese de Salvador junto ao Arcebispo;
- 18h – Santa Missa Vespertina da Ceia do Senhor e do Lava-pés.
29 de março – Sexta-feira Santa:
- 15h – Ação Litúrgica Solene.
30 de março – Sábado Santo:
- 18h – Solene Vigília Pascal.
31 de março – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor:
- 10h – Santa Missa.
A programação Tríduo Pascal nas demais igrejas e paróquias de Salvador podem ser consultadas no site oficial da Arquidiocese de Salvador.
Procissão do Encontro
Na quarta-feira, 27 de março, os católicos fazem memória ao encontro entre Jesus e Nossa Senhora, durante a Procissão do Encontro, que é a festa do Titular da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz.
Às 12h30, na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, no Centro Histórico de Salvador, será celebrada a Santa Missa e, logo em seguida, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos será conduzida em um andor.
A procissão passará pela Rua Chile, Praça da Sé e chegará ao Terreiro de Jesus, onde, em frente à Igreja São Domingos de Gusmão, os membros da Ordem Terceira Dominicana estarão esperando com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que, a partir deste momento, percorrerá o caminho de volta para a Igreja Nossa Senhora da Ajuda.
Projeto “Semana Maior, a Semana Santa do Salvador”
No mês em que de Salvador celebra 475 anos de fundação, a Arquidiocese Primaz do Brasil realiza uma série de atividades de cultura religiosa.
Registros importantes para a cultura cristã no mundo português estão disponíveis no acervo artístico do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o maior do gênero na América Latina; além da imponente Sala dos Consagrados da Ordem Terceira de São Francisco, ou mesmo, a obra Senhor Morto, do Cabra (Aleijadinho baiano), artista cujas obras são expressões do barroco na imaginária sacra baiana.
Além das exposições, também fazem parte atividades teatrais e concertos, nos contextos paroquiais e educativos.
Leia também:
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!