Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Brasil tem 6,9 milhões de doses de vacinas paradas

Em nota, Ministério da Saúde havia argumentado que doses aguardavam trâmites dos órgãos reguladores; Anvisa nega que haja pendências por parte da agência para liberação

Redação iBahia • 12/08/2021 às 18:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O país tem 6,9 milhões de doses de vacina aguardando distribuição para os estados. Em nota, a pasta confirmou que essas doses estão no centro de distribuição e disse que, entre elas, 3,3 milhões aguardariam trâmites por parte dos órgãos reguladores. O governo garantiu que 3, 6 milhões serão distribuídas aos estados a partir desta sexta-feira.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no entanto, afirmou, nesta quinta-feira, que não há pendências por parte da Anvisa em relação à liberação de lotes de vacina para distribuição. Desde o início da semana, há reclamações a respeito de atraso nas entregas feitas pelo Ministério da Saúde, sobretudo pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
A nota da Anvisa diz que a agência tem analisado os lotes em questão de "horas" e aos finais de semana. A agência diz ainda que, muitas vezes, há documentações faltantes, como detalhamento do controle de temperatura da carga. "A Agência realiza reuniões permanentes com o Ministério da Saúde e estabeleceu fluxos exclusivos e prioritários para a importação de vacinas", diz o comunicado da Anvisa.
A cidade do Rio de Janeiro chegou a interromper a vacinação na quarta-feira e só retomará na sexta. Na quarta, Eduardo Paes cobrou nas redes sociais o envio de mais doses para o município. Ele alertou para o avanço da variante Delta na cidade e afirmou que, na ocasião, o Ministério da Saúde teria 11,2 milhões de doses em estoque.
Segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, do qual O GLOBO faz parte, na quarta-feira o Brasil acumulava 110.615.082 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 52,24% da população. Os dados mostram ainda que 47.570.997 pessoas estão totalmente imunizadas, seja com duas doses ou com dose única do imunizante da Janssen, o número representa 22,47% da população nacional.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias