Coronavírus

Coronavírus: confira os pontos de vacinação em Salvador neste fim de semana

Neste fim de semana, apenas idosos receberão a primeira dose na capital baiana

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Neste fim de semana, apenas idosos receberão a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus em Salvador. No sábado (20) pela manhã, das 8h às 12h, serão imunizadas as pessoas com 73 anos ou mais, nascidas entre outubro de 1947 a 20 de março de 1948. À tarde, das 13h às 16h, será a vez de iniciar a vacinação para os idosos a partir de 72 anos, nascidos de 20 de março a setembro de 1948.

Já no domingo (21), das 8h às 13h, prossegue a vacinação de pessoas com 72 anos ou mais, nascidas entre outubro de 1948 e 21 de março de 1949. A segunda dose para idosos também será aplicada no sábado, das 8h às 16h, e domingo, das 8h às 13h. Para receber a vacina, é necessário verificar a data de retorno indicado no cartão de vacinação.

Dez drives e onze pontos fixos estarão disponíveis para o atendimento desse público. Os drives estão situados na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula, Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Brotas, Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Estádio Manoel Barradas (Canabrava) e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão localizados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Brotas e Colégio da Polícia Militar (CPM) – Dendezeiros.


Trabalhadores da saúde e profissionais autônomos
A aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados a estabelecimentos de saúde e médicos, fisioterapeutas e odontólogos autônomos será suspensa nesse final de semana. Já a vacinação com a segunda dose para os trabalhadores da saúde segue normalmente no sábado, das 8h às 16h, e domingo, das 8h às 13h, e será realizada na Unijorge – Campus Paralela (drive-thru e ponto fixo), USF San Martim III (drive-thru) e USF Colinas de Periperi (ponto fixo).

Vacina Express

Os idosos com 72 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.


Os idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Balanço
Salvador ultrapassou, nessa sexta-feira (19), a marca de 213 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. Desse total, cerca de 120 mil são compostos por trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente da pandemia na cidade.

Até o momento, pouco mais de 73 mil indivíduos já completaram o esquema vacinal no município com o recebimento das duas doses do imunizante. Somente hoje, quase 7 mil pessoas compareceram aos pontos de imunização montados pela Prefeitura.

Filômetro

Para evitar filas, o cidadão a ser imunizado pode utilizar o Filômetro para saber quais os pontos de vacinação com maior ou menor movimentação. As informações estão disponíveis no site filometro.saude.salvador.ba.gov.br.