Coronavírus

Governo decide comprar 'todas' as vacinas da Pfizer

Vale lembrar que a vacina da Pfizer com a BioNTech é a única até o momento que recebeu a aprovação da Anvisa para uso no país.

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Governo Federal decidiu comprar "todas as vacinas disponíveis" dos laboratórios Pfizer/BioNTech e Janssen-Cilag, braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson. A informação foi confirma por fontes do Ministério da Saúde à CNN, na tarde desta quarta-feira (3). 

A decisão da compra é do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Ainda não se sabe a quantidade exata de doses que serão adquiridas. "Número de doses vai depender de quanto as farmacêuticas poderão disponibilizar. Mas intenção é comprar todas as doses disponíveis", afirmou fonte próxima ao ministro à CNN. 

Vale lembrar que a vacina da Pfizer com a BioNTech é a única até o momento que recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no país.  

As vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca possuem a autorização de uso emergencial, que é temporária e restrita a grupos prioritários.

Vacina Pfizer/BioNTech: o imunizante usa o RNA mensageiro, uma tecnologia inovadora: trata-se do encapsulamento em uma nanopartícula de material genético do coronavírus causador da covid-19. É um método diferente de outros mais tradicionais, que usam o vírus inativo ou um vetor viral. Testes clínicos, divulgados pela Pfizer em novembro, apontaram uma eficácia de 95%.