Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Pacientes de covid-19 podem desenvolver problema renal

Estudo identificou uma alta incidência de lesão renal aguda em pessoas atingidas pela novo coronavírus

Redação iBahia • 30/03/2021 às 20:15 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma pesquisa realizada no Hospital São Paulo (HSP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), constatou que pacientes com covid-19 tem mais riscos de desenvolver Lesão Renal Aguda (LRA). Ainda foi constatado que pacientes que fizeram uso de hidroxicloroquina e/ou azitromicina, remédios do “kit covid”, têm mais chances de manifestar a LRA.

Para reunir os dados necessários, os pesquisadores realizaram um estudo retrospectivo com 275 pacientes maiores de idade que contraíram covid-19 e estiveram internados no HSP entre março e junho de 2020.

Leia mais:

"Avaliamos a incidência de LRA e realizamos comparações entre pacientes com LRA por covid-19 e pacientes com covid-19 sem LRA", detalhou Miguel Angelo de Góes Junior, doutor em Nefrologia pela Unifesp e um dos especialistas envolvidos na pesquisa. "A LRA foi definida com elevação dos níveis sanguíneos de creatinina ou redução no volume urinário." A partir desses dados, o estudo encontrou uma alta incidência de LRA, superior a 70%.

Os pesquisadores também encontraram indícios de que a LRA tem maiores chances de se manifestar em pacientes com covid-19 que realizaram terapia com hidroxicloroquina e azitromicina ou possuem histórico de hipertensão, além de outras situações.

"Observamos que o maior risco para pacientes com LRA por COVID-19 foi independentemente associado com marcadores sanguíneos inflamatórios, histórico de hipertensão arterial, terapia com hidroxicloroquina/azitromicina e necessidade de vasopressores para aumentar a pressão arterial quando esta encontrava-se muito baixa", listou o pesquisador.

Por isso, o Dr. Miguel destaca que o estudo é importante para ajudar na seleção dos tratamentos mais adequados para os pacientes com COVID-19. Ele avalia que os medicamentos para pacientes com LRA por covid-19 devem ser avaliados com atenção durante o período de internação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias