Coronavírus

Prefeitura vai abrir pré-cadastro para a vacinação de idosos entre 60 a 79 anos

Idoso que já estiver cadastrado será vacinado conforme cronograma a ser divulgado pela Prefeitura, quando chegarem as doses para este público

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai abrir, na próxima semana, um pré-cadastro para vacinação de idosos com idades entre 60 a 79 anos. A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (19) e tem como objetivo melhorar o planejamento no processo de imunização contra o novo coronavírus.

“Já utilizamos todas as primeiras doses nessa primeira fase da campanha. Foram mais de 116,3 mil vacinas aplicadas. Agora estamos nos antecipando à chegada de novas doses, estabelecendo um cronograma vacinal para ganhar tempo e melhorar todo o processo”, explicou Bruno Reis.

O pré-cadastramento será realizado pelo site saude.salvador.ba.gov.br, onde será possível consultar o nome.

O idoso que já estiver cadastrado será vacinado conforme cronograma a ser divulgado pela Prefeitura, quando chegarem as doses para este público. Quem não estiver cadastrado e for residente em Salvador, deve realizar o recadastramento on-line pelo link www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br.

Se o idoso não estiver cadastrado e não residir em Salvador, para alteração de município de residência, deve acessar o site horamarcada.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento em uma Prefeitura-Bairro.

No dia e local agendado, deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência na capital. Qualquer dúvida poderá ser solucionada através do Fala Salvador, no número 156.

Cronograma

Na primeira semana do processo, ou seja, de segunda (22) a sexta-feira (26), o pré-cadastramento estará disponível para idosos na faixa etária de 75 a 79 anos; na segunda semana (dias 1º a 5 de março), de 70 a 74 anos; na terceira (dias 8 a 12 de março), de 65 a 69 anos; e na quarta semana (dias 15 a 19 de março), de 60 a 64 anos.

Comparativo
Na ocasião, o prefeito divulgou uma tabela comparativa com estimativa da previsão da população idosa a vacinar e quantidade de imunizados até o presente momento na capital. O quadro indicou que, para o público acima de 90 anos, a projeção inicial era vacinar 6.315 pessoas. O número de imunizados, contudo, subiu para 9.350. Na faixa etária de 85-90 anos, a estimativa era alcançar 10.857 pessoas. Mas a quantidade também foi maior, chegando a 13.268 vacinados.

Na faixa etária de 80-84 anos, o planejamento antes era imunizar 21.042 idosos. Porém, o recadastramento realizado pela Prefeitura mostra que 23.698 devam ser vacinadas. Por conta da falta de nova remessa da vacina, no entanto, até o momento apenas 6.706 receberam os imunizantes.

Testes

Dentro das ações preventivas de combate à pandemia, a Prefeitura ampliará os locais onde a população poderá realizar testes para detecção da Covid-19. Serão 54 unidades de saúde que oferecerão o serviço em todos os distritos sanitários de Salvador.

Locais dos testes por Distrito Sanitário

  • Centro Histórico: UBS Pelourinho e UBS Santo Antônio;
  • Itapagipe: USF Joanes Leste, UBS Ministro Alckimin e USF São José de Baixo;
  • São Caetano/Valéria: USF Deputado Luiz Braga, UBS Péricles Laranjeiras, USF Alto Do Peru, USF San Martin II, USF Boa Vista do Lobato e USF Recanto da Lagoa;
  • Liberdade: USF San Martin I, USF San Martin III, USF IAPI e USF Santa Mônica;
  • Brotas: USF Santa Luzia;
  • Barra: USF Sabino Silva, USF Garcia, USF Federação, USF Alto das Pombas e USF Calabar;
  • Boca do Rio: USF Curralinho, UBS Cesar de Araújo e USF Parque de Pituaçu.
  • Itapuã: USrF Professor Eduardo Mamede, USF Jardim das Margaridas, USF Parque São Cristóvão , USF Vila Verde (Jardim Campo Verde) e USF Ceasa I E II;
  • Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho, USF Sussuarana, USF Mata Escura, USF São Gonçalo, USF Barreiras e UBS Calabetão;
  • Pau da Lima: UBS Doutora Cecy Andrade, USF João Inácio Roma Filho, USF Cambonas, USF Canabrava, USF São Marcos e USF Vila Nova Pituaçu;
  • Subúrbio Ferroviário: USF Itacaranha, USF Ilha Amarela, USF Teotônio Vilela, USF Fazenda Coutos 3 e USF Cocisa;
  • Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X, USF Jaguaripe, USF Cajazeiras XI e USF Fazenda Grande III