Coronavírus

Vacinação contra covid-19 para idosos acima de 90 anos começa nesta terça; veja detalhes

Antes de ir vacinar, é preciso checar se o nome do idoso consta no site da prefeitura

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A partir desta terça-feira (2), a Prefeitura inicia a vacinação escalonada contra o novo coronavírus dos idosos residentes de Salvador. Quatro pontos de imunização montados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atenderão exclusivamente esse público: os drive-thrus do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no Atacadão em Fazenda Coutos, além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma e também no 5º Centro.

A atenção especial ao Subúrbio Ferroviário acontece com base no grande contingente de idosos na região. A expectativa é imunizar cerca de 7,8 mil idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), residentes na capital baiana.

Vacinação escalonada
A vacinação escalonada começa nesta terça-feira (2), com idosos a partir de 95 anos; na quarta-feira (3), para cidadãos com 94 anos; na quinta-feira (4): para idosos com 93 anos; na sexta-feira (5), para aqueles com 92 anos; no sábado (6), para pessoas com 91 anos; e no domingo (7), para os cidadãos com 90 anos.

Vacina Express
Os idosos com 90 anos ou mais, preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção, já poderão solicitar a vacina domiciliar pelo site www.vacinaexpress. saude.salvador.ba.gov.br. As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 agendamentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades.

Cadastro

Antes de comparecer aos locais de imunização, é necessário que o idoso ou responsável verifique se o nome conta na lista disponibilizada no site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . Caso não esteja, a atualização cadastral pode ser feita pelo portal Recadastramento SUS, no endereço www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br.

Outra opção é fazer a atualização de forma presencial no 5º Centro de Saúde. Nesse último caso, o serviço pode ser feito pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.

Ação nas ilhas

Na quarta-feira (3), equipes volantes realizarão a vacina de idosos residentes nas Ilhas de Bom Jesus e Paramana. Já na quinta-feira (4), será a vez dos idosos de Ilha de Maré a receber a primeira dose do imunizante. A SMS já realizou um mapeamento prévio das localidades onde esses indivíduos residem para contemplar integralmente os moradores das ilhas vinculadas a Salvador com a vacinação domiciliar.

Idosos com comorbidades

Os idosos que estejam neste momento apresentando qualquer doença aguda devem postergar o uso da vacina e consultar seu médico para serem liberados para imunização.

Calendário da vacinação de idosos acima de 90 anos

    Terça-feira (2): idosos a partir de 95 anos;
    Quarta-feira (3): idosos com 94 anos:
    Quinta-feira (4): idosos com 93 anos;
    Sexta-feira (5): idosos com 92 anos;
    Sábado (6): idosos com 91 anos;
    Domingo (7): idosos com 90 anos;