Coronavírus

Vacinas pediátricas: saiba como são os frascos e qual a ordem de imunização das crianças

Doses da vacina chegaram nesta sexta-feira (14) na Bahia

Redação iBahia (redacao@ibahia.com )
- Atualizada em

Foto: Reprodução/Uol/iStock

As vacinas pediátricas contra Covid-19 desembarcaram na tarde desta sexta-feira (14), na Bahia. A expectativa é de que as doses da Pfizer sejam aplicadas em 1,5 milhão de crianças de 5 a 11 anos em todo o estado. 

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), a vacinação do público infantil será iniciada após treinamento completo das equipes de saúde que farão a aplicação da vacina. 

Os fracos das vacinas infantis são laranjas. Os profissionais de saúde, antes de aplicar a dose (Pfizer/Wyeth), devem apresentar ao responsável presente o frasco que comprova ser a vacina contra a Covid-19. 

As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com a dose pediátrica da vacina.

Ordem regressiva de vacinação

Segundo a Secretaria, a imunização das crianças com idade entre 11 a 15 anos vai ocorrer por ordem regressiva, 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5, respectivamente. 

Terão prioridade crianças com deficiência permanente ou com comorbidades, comprovadas mediante relatório médico ou cadastro/avaliação do serviço de saúde, crianças indígenas e quilombolas da faixa etária de 5 a 11 anos, todas as crianças institucionalizadas e em situação de rua na mesma faixa etária, e todas as crianças em abrigos devido à situação das enchentes.