A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) divulgou que 110 cidades foram atingidas pelas chuvas entre janeiro e abril de 2024. Segundo informações do órgão estadual, divulgadas nesta segunda-feira (22), 25 cidades foram afetadas diretamente em abril e apenas uma delas teve o encerramento da vigência de emergência - Boa Vista do Tupim.
Em escala, a Bahia teve: 12 cidades afetadas em março, 41 cidades afetadas em fevereiro e 38 cidades afetadas em janeiro. Ou seja, entraram na lista de alerta ou situação de emergência.
Leia também:
No mesmo período, sete pessoas morreram, 3.946 pessoas ficaram desalojadas, 441 desabrigadas e outras 276.141 foram afetados. Analisando os decretos de Situação de Emergência, o estado contabiliza 48 municípios. São eles:
- Anagi
- Angical
- Apuarema
- Baixa Grande
- Barra
- Cabaceiras do Paraguaçu
- Caetité
- Canavieiras
- Cansanção
- Cicero Dantas
- Contendas de Sincorá
- Cotegipe
- Cravolândia
- Dário Meira
- Ibicuí
- Iguaí
- Ilhéus
- Itaju do Colônia
- Itamari
- Itororó
- Jequié
- Lagoa Real
- Lençóis
- Maiquinique
- Monte Santo
- Muquém de São Francisco
- Mutuipe
- Nordestina
- Nova canaã
- Paulo Afonso
- Pedro Alexandre
- Quijingue
- Ruy Barbosa
- Santa Brigida
- Santa Luzia
- Santaluz
- São Miguel das Matas
- Saubara
- Tanhaçu
- Ubaíra
- Valença
- Varzedo
- Wanderley
- Canudos
- Jeremoabo
- Juazeiro
- São Domingos
- Uruçuca
Chuvas em Salvador
A semana promete ser de chuva em Salvador, segundo informativo meteorológico divulgado pela Defesa Civil do Salvador (Codesal).
As chuvas serão intensificadas ao longo dos dias devido à atuação de um fenômeno de baixa pressão, o "cavado". O fenômeno ocorre quando, em uma região da atmosfera, se forma uma ondulação do fluxo de ventos aliada a queda da pressão atmosférica. A situação será somada ainda aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico.
A partir do final de semana, sábado (27) e domingo (28), a chuva deve ser mantida por causa do avanço de uma frente fria.
Nas últimas 72h, os bairros com maior registro de chuvas foram Mata Escura (119,6 mm), Calebetão (105,0 mm) e Cabula, no 19º BC (100,6 mm).
O volume de chuvas em abril superou a média histórica de 284,9 mm. Até às 18h da segunda-feira (22), foram contabilizados 653,4 mm.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!