O "trenó do Papai Noel" que tinha sido apreendido durante uma blitz em Salvador já foi removido do pátio da Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador). A informação foi divulgada ao iBahia pelo órgão nesta quarta-feira (27).
Segundo a Transalvador, o veículo, que tinha a caracterização especialmente para o período do Natal, foi liberado na terça-feira (26), primeiro dia útil após o feriado. No entanto, não foi detalhado se foi paga alguma multa e nem para onde ele foi levado.
Leia também:
O trenó fazia parte da decoração de Natal do Centro Histórico de Salvador. O iBahia tentou atualização sobre o caso com a Prefeitura, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Relembre fato inusitado
A apreensão do veículo aconteceu na noite de domingo (24), véspera de Natal. Na ocasião, agentes de trânsito verificaram a que a placa de identificação do veículo não estava visível, no momento em que ele passava pela Avenida Reitor Miguel Calmon, na região do Vale do Canela.
A Transalvador pontuou que o ajudante de Papai Noel, que não teve a identidade revelada, se recusou a fazer o teste no etilômetro, equipamento conhecido como "bafômetro". Por isso, os agentes decidiram levar o veículo..
O órgão deixou claro que o "Papai Noel" não foi preso por negar fazer o teste do bafômetro, uma vez que isso não configura crime. A ação da Transalvador foi gravada e o vídeo compartilhado nas redes sociais. Veja vídeo:
"As criancinhas vão ficar sem presente", brincou a pessoa que registrou o momento.
O que diz a lei
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem se recusa a fazer o teste ou outro procedimento de comprovação do consumo de bebida alcoólica ao volante comete uma infração gravíssima, que resulta em multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O condutor tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o carro retido, se não houver outro motorista habilitado para dirigir.
Apesar da infração, não há detalhes se o homem que conduzia o trenó foi multado, assim como quais foram as demais consequências da apreensão do veículo.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!