Crescendo Juntos

Além da escola: confira maneiras de reforçar o aprendizado dos seus filhos

Aprendizado sobre cultura, sociedade, sobre saber se comunicar é essencial para o desenvolvimento infantil

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Neste ano, muitas crianças trocaram as salas de aulas por computadores. Com o ensino online, elas podem ter sentido a mudança de rotina e perdido o ritmo do estudo. No entanto, estando mais em casa, cresce ainda mais as chances de aprender além da escola. E, para isso, os pais têm papel fundamental.

Os filhos, desde pequenos, imitam ações dos pais e os têm como exemplo. E é possível usar isso a favor do aprendizado, que vai além de saber contar ou escrever. O aprendizado sobre cultura, sociedade, sobre saber se comunicar é essencial para o desenvolvimento infantil.

O próprio cotidiano vai fazer a criança ter contato com os números e palavras. Ter um bom acervo de livros é um grande incentivo para ter mais contato com a língua, melhorando o vocabulário e a gramática, além de exercitar o lúdico.

Além disso, ler a instrução dos brinquedos e jogos, ler a receita e ajudar na cozinha, tudo isso estimula o aprendizado das palavras.

Cozinhar junto pode também estimular o aprendizado dos números, uma vez que a criança precise calcular a quantidade de ingredientes ou contar o tempo de preparo, por exemplo. 

Brincando e aprendendo

Há muitos jogos clássicos e que são capazes de reforçar o aprendizado, como palavras cruzadas, jogo da velha, sudoku, jogo dos sete erros, jogo da memória, quebra cabeça e por aí vai. O leque é extenso e você pode apresentar jogos da sua infância para seus filhos, proporcionando um ótimo momento em família.

Outra boa forma de aprender é brincar de jogos como charada, que estimula a descoberta do que é verdade e os significados corretos das palavras.

Existem muitos programas educativos nas emissoras de televisão e também em canais do YouTube. Aposte nele para entreter e ensinar seus filhos. 

Durante esses momentos, ofereça lanches saudáveis e gostoso para as crianças, como frutas ou até mesmo sucos prontos que contêm frutas de verdade e que também são ricos em vitamina C, a exemplo dos sucos Yulo nos sabores Citris, Uva e Laranja com Acerola. Para saber mais, acesse o site da marca.