Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Como usar a tecnologia a favor do desenvolvimento das crianças

Quando bem utilizada, a tecnologia pode ser uma aliada no desenvolvimento de habilidades

Redação iBahia • 08/09/2020 às 11:06 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
A tecnologia faz parte das nossas vidas. Ela nos informa, nos dá mais praticidade e nos mantém conectado com o que e quem está longe. Mas até que ponto ela é benéfica para o desenvolvimento infantil? Como o uso de telas pode ser usado a favor das crianças?

Essas questões geram dúvidas entre os pais e discussões entre os especialistas, diante de um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente.

O uso em excesso de tecnologias e telas, como vídeo games, computadores, celulares e televisores, não é saudável, visto que pode gerar problemas como sedentarismo, por exemplo. No entanto, quando bem utilizada, a tecnologia auxilia no desenvolvimento de habilidades das crianças.

Uma delas é a capacidade de imaginação, que pode ser despertada através de um aprendizado lúdico. O aprender brincando permite uma fixação maior do conteúdo. Outra forma de estimular a imaginação é editando vídeos e fotos através de aplicativos, por exemplo.

Deixar a criança exposta a tela não significa que você não pode interagir com ela. Muito pelo contrário. Uma forma de usar a tecnologia a favor da criança, é ter a participação dos pais. Vocês podem assistir juntos a um vídeo ou filme e depois ter discussões sobre o tema, estimulando o aprendizado. Além disso, será possível filtrar o que seu filho está assistindo ou jogando e por quanto tempo.

Sem sair de casa

Enquanto as crianças estão em casa, aproveite para oferecer cultura para elas através das telas. Busque canais no Youtube que fazem vídeo ou live de contações de histórias, quem podem ser um complemento para os livros.

Outra boa dica é fazer tours virtuais em museus, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) e o American Museum of Natural History, em Nova York, que tem uma ala dedica aos dinossauros e pode agradar muito os pequenos.

A internet pode fazer com que o encontro com os amiguinhos aconteça, nesse período em que o encontro presencial não é possível. Chamadas de vídeo podem ajudar a matar a saudade.

Enquanto seu filho se diverte e aprende com auxílio da tecnologia, manter-se bem alimentado e saudável é fundamental. Para deixar tudo mais prático, uma boa dica de suco pronto que contém frutas de verdade e também é rico em vitamina C são os sucos Yulo. Para saber mais, acesse o site da marca.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais