Crescendo Juntos

Diversão em casa: 10 atividades e brincadeiras para fazer com as crianças

Recurso mais fácil pode acabar sendo as telas, tv, celulares ou videogames, mas há um enorme universo de brincadeiras e atividades que farão o dia do seu filho mais prazeroso e com aprendizado

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Nos últimos meses, com as escolas suspensas, muitos pais se depararam com o desafio de entreter os filhos dentro de casa – e ainda conciliar com o trabalho home office. O recurso mais fácil pode acabar sendo as telas, tv, celulares ou videogames, mas há um enorme universo de brincadeiras e atividades que farão o dia do seu filho mais prazeroso e com aprendizado. Além disso, é possível brincar junto com eles! Confira algumas dicas: 

Contação de histórias

Essa é uma das atividades mais básicas e que não precisa de muito recurso. Apenas um livro infantil e uma mãe ou pai disposto a contar a história para a criança. Se os pais não conseguirem conciliar os horários, uma boa dica é procurar contações de história online. Muitos grupos estão fazendo lives com histórias infantis para entreter os pequenos.

Jogo da memória

É um jogo simples que desenvolve a memória das crianças. Caso você não tenha nenhum em casa, é possível criar um personalizado. Uma dica é tirar fotos dos brinquedos preferidos do seu filho, imprimir duas fotos de cada e montar um jogo da memória.

Fantoches

Outra maneira de contar histórias e estimular o lúdico das crianças é através do teatro de fantoches. Parece ser algo complicado para fazer em casa, mas não é. Você pode pegar uma caixa de papelão, fazer um furo no meio e utilizar até mesmo meias como personagens. Use a imaginação para ter um momento divertido com seu filho.

Pintura

Crianças, de um modo geral, adoram pintar. A ideia aqui é incentivar os pequenos a botar a mão na massa e criar novas pinturas. Outra opção é comprar livros de colorir. 

É bem fácil fazer massinha em casa. Com 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, meio copo de água e tinta guache é possível fazer uma massinha para entreter as crianças.

Acampamento

Se o momento é de ficar em casa, por que não trazer para o lar distrações que teríamos na rua? A ideia aqui é montar um acampamento em casa com uma caixa de papelão e luzes de natal para imitar um céu estrelado. Pode ser um momento divertido na hora de dormir.

Reciclagem

Através de produtos recicláveis é possível fazer brinquedos divertidos para as crianças, como garrafas pets, tampas, papelão e canudos.

Jogo da velha

O clássico jogo pode ser feito com apenas papel e caneta, mas também é possível montar um tabuleiro diferente, com uma tábua ou um pedaço de tronco, e utilizar pedrinhas de vasos de plantas para a brincadeira.

Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é excelente tanto para adultos quanto para crianças, porque trabalha o raciocínio lógico e a cognição, além de melhorar a memória. Procure um que seja indicado para idade de seu filho e com personagens que ele goste.

Cozinhando juntos

Para tornar a rotina mais divertida para os pequenos, chame-os para preparar as refeições com você. Além de ser uma forma de entretê-los, é também uma maneira de ensinar sobre alimentação saudável e uma oportunidade de apresentar novos alimentos como frutas, legumes e verduras. 

Uma dica é preparar lanches, como sanduíches naturais, que podem ser acompanhados por sucos.  E para quem não tem tempo de preparar o suco da própria fruta, uma boa dica de suco pronto que contém frutas de verdade e também é rico em vitamina C são os sucos Yulo, o Yulo laranja com acerola, além de saboroso ajuda a melhorar a imunidade, ou seja, atende ao paladar das crianças e aos cuidados das mamães. Para conhecer todos os produtos da linha Yulo, acesse o site da marca.