Crescendo Juntos

Estudos, tarefas e diversão: como organizar a rotina das crianças em casa

Pais podem encontrar dificuldade em organizar uma rotina para os pequenos que fosse compatível com o home office.

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Em muitas famílias, a rotina inclui mais momentos fora de casa do que em casa. O trabalho dos pais, a escola das crianças, os cursos e prática de esportes, e por aí vai. Agora, estamos mais em casa e, com isso, a rotina mudou. Nesse novo cenário, muitos pais encontraram dificuldade em organizar uma rotina para os pequenos que fosse compatível com o home office. 

Uma das palavras chave para isso é parceria. Para formar essa nova rotina, pais precisarão se envolver com as crianças e buscar atividades em conjunto, visando a continuidade dos estudos, por exemplo. 


Estudos

Para ajudar a criar uma rotina e ter uma organização maior, os pais podem ajudar os filhos a montar um cronograma estipulando os momentos de estudo, lazer e com a família, além de outras atividades extracurriculares.

Dentro desse cronograma, é importante acompanhar o que está sendo ensinado pela escola, já que a sua maioria está tendo aula online. É importante, antes das aulas, reforçar o conteúdo e fazer as lições passadas pelos professores.

Hora de dormir

Além da rotina de estudo, é importante definir horários para acordar e ir dormir. O ideal é que os pequenos estejam prontos para dormir às 21h, já que é por volta desse horário que acontece uma liberação de melatonina – o hormônio do sono – maior. 

Se a criança dorme tarde, é mais provável que tenha um sono mais fragmentado e que no dia seguinte esteja cansada e irritada. 

Dividindo tarefas

Além de organizar a hora de dormir e a hora do estudo, uma dica é deixar determinado os momentos de ajudar nas tarefas de casa, como organizar os brinquedos e o quarto. Dependendo da idade da criança, algumas outras atividades, como tirar e botar a mesa, tirar o lixo, botar comida do cachorro, ajudar na cozinha podem ser atribuídas.

Essa é uma ótima oportunidade para desenvolver o senso de responsabilidade dos pequenos, além de ser mais um meio de compartilhar momentos. 

Diversão

Depois das obrigações, vem a diversão. Criança gosta e precisa se divertir, então combine qual será o horário dedicado para isso. Uma boa ideia é oferecer aos pequenos brinquedos diferentes, para que eles não enjoem e fiquem entediados. Se seu filho tem muitos brinquedos e jogos, proponha um rodízio, para variar. 

Nessa hora, ofereça lanches saudáveis e gostoso para as crianças, como frutas, pipoca, sanduiches naturais e os sucos prontos que contêm frutas de verdade e também é são ricos em vitamina C, a exemplo dos sucos Yulo nos sabores Citris, Uva e Laranja com Acerola. Para saber mais, acesse o site da marca.