Crescendo Juntos

Mão na massa! Confira dicas de artesanato para fazer com as crianças

Essas atividades permitem que a criança aprenda brincando, desenvolva a imaginação e o trabalho manual

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Muitos programas infantis apostaram, ao longo da história, em quadros que ensinam a fazer artesanato ou tipos de brinquedo. Hoje em dia, a prática é conhecida como Did It Yourself, conhecido como DIY, que em português significa “faça você mesmo”. Não é difícil achar vídeos no YouTube, por exemplo, em que crianças ensinam outras crianças a fazer alguma atividade com as mãos.

Essas atividades permitem que a criança aprenda brincando, desenvolva a imaginação e o trabalho manual, além de ser uma ótima oportunidade de passar mais tempo em família. 

Confira algumas dicas do que montar e brincar com os pequenos:

Bonecos: com tubos de papel higiênico e retalhos de papel colorido, como cartolina, você e seus filhos podem montar um boneco ou uma boneca diferente de tudo que ele tem na coleção.

Binóculo: mais um brinquedo que pode ser construído a partir de um tubo de papel higiênico. Nesse caso, serão preciso dois. Para decorar, você pode optar por fios de lã, se seu filho tiver mais paciência, ou apenas tinta guache para pintar o tubo. 

Boliche: pense em um material versátil? É o tubo de papel higiênico. Novamente, ele aparece aqui como material principal para montar a brincadeira. Junte uma boa quantidade de tubo e decore-os com papel colorido ou tinta, indicando o valor de cada pino. Para derrubá-los, utilize uma bola de meia – não machuca nem faz barulho!

Máscaras: você pode achar o modelo pronto na internet, imprimir e deixar a criança cortar o molde, dependendo da idade, e pintar e decorar como quiser.

Totó ou pebolim: Para montá-lo, é necessária uma caixa de papelão, canudos plásticos e prendedores de roupa. Use uma bolinha de ping pong como bola. 

Pinturas em pedras: A ideia aqui é recolher pedras do quintal ou jardim e transformá-las em pinturas. A criança pode fazer joaninhas, pessoas e o que mais a criatividade permitir.

Porta-lápis: para organizar o cantinho de estudo das crianças, uma boa ideia é incentivá-las a fazer um porta-lápis. Para isso, basta uma garrafa pet cortada ao meio e deixar a criatividade das crianças decorar como quiserem. Pode ser com tinta, com cartolina e por aí vai.

Pausa para o lanche

Para recarregar a energia de maneira prática, uma boa ideia são os sucos prontos da Yulo, que contêm frutas de verdade e são ricos em vitamina C, como o Yulo laranja com acerola. Para conhecer todos os produtos da linha, acesse o site