Crescendo Juntos

Saiba como fortalecer a imunidade das crianças através dos alimentos

Para ter uma imunidade fortalecida o ideal é uma alimentação diversificada e com maior fontes de alimentos naturais

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
O nosso corpo possui um sistema de defesa que impede que o organismo seja atacado por vírus, bactérias, protozoários, fungos ou até mesmo substâncias tóxicas, como venenos e remédios em alta dosagem, que chamamos de sistema imunológico. No entanto, na infância esse sistema ainda está em formação, o que explica, por exemplo, as crianças ficarem resfriadas e gripadas com mais frequência do que os adultos. 

Alimentação é um fator primordial para reforçar a imunidade das crianças. A variação de alimentos saudáveis e nutritivos, com a ingestão correta de vitaminas e sais minerais, rica em frutas e legumes, além de alimentos básicos na rotina do brasileiro, como arroz e feijão, já ajuda no reforço do sistema imunológico. 

A nutricionista infantil Laísa Andrade destaca que para ter uma imunidade fortalecida o ideal é uma alimentação diversificada e com maior fontes de alimentos naturais. 

Alimentos cítricos, como laranja, acerola, kiwi, entre outras frutas, melhoram a imunidade
“Os alimentos fornecem vitaminas e minerais, quando a criança tem uma alimentação diversificada, ela terá as armas necessárias para fortalecer seu sistema imunológico, lembrando que a imunidade não aumenta ou diminui de um dia para o outro, por isso é necessário fornecer esses alimentos diariamente”, ressalta a profissional.

As crianças, segundo a nutricionista, devem manter essa alimentação rica em nutrientes, com foco em alimentos naturais, independentemente da fase da infância. 

“Alguns alimentos possuem poderes anti-inflamatórios e auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, como o açafrão da terra, gengibre, alho que podem ser utilizados para temperar a comida, peixes gordurosos, chá verde também auxiliam na reparação intestinal”, exemplifica.

“Alimentos como brócolis, ovos são ricos em nutrientes e fortalecem o sistema imunológico, probióticos ajudam na permeabilidade intestinal, protegendo as células. Para que a alimentação melhore o sistema imunológico, ela deve ser acompanhada com um consumo regular de água, dormir bem e práticas de atividades físicas regulares”, completa.

Seis grupos de alimentos que são boas opções para introduzir na alimentação:

Vitamina C

Alimentos e bebidas ricos em vitamina C, como as frutas cítricas laranja, acerola, manga, abacaxi, kiwi, macarujá, limão, entre outras, fazem muito bem a saúde. Eles podem ser ingeridos in natura ou em sucos, como por exemplo o suco de Laranja com Acerola da Yulo, uma combinação prática e saudável para as crianças. 

A vitamina C atua diretamente auxiliando na produção de células de defesa, além de ter ação oxidante, que protege a célula sadia. O recomendável é que alimentos com esse tipo de vitamina sejam consumidos ao menos uma vez por dia.

Laísa Andrade, no entanto, destaca que não há não há evidências científicas que justifiquem a suplementação da vitamina para evitar gripe ou resfriados. Dessa forma, a alimentação por si só já cumpre a função de proteção. 

Vegetais verdes 

Espinafre, couve-manteiga, alface, agrião, brócolis e rúcula são ricos em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação dos glóbulos brancos, principais mecanismos de defesa do nosso corpo. 

Esse tipo de alimento, no entanto, pode ter alguma resistência por parte das crianças. Para isso, há algumas estratégias para o consumo, como incorporá-los a outros alimentos. O brócolis, por exemplo, pode ser misturado ao arroz e a couve pode ser batida junto com um suco de laranja com acerola. 

Raízes

Raízes, como inhame e gengibre, além do aipim e da beterraba, são aliados para fortalecer a imunidade, além de eliminar toxinas. Elas também podem ser facilmente misturáveis em sucos e alimentos.

Sementes

As oleaginosas e leguminosas, como nozes, amêndoas, chia, linhaça, castanha de caju e do pará, feijão, vagem, grão de bico, lentilha e ervilha, possuem bastante selênio, zinco, vitamina E e ácidos graxos, que fortalecem o sistema imunológico.

Cogumelos

Os cogumelos potencializam o sistema imunológico e são ricos em proteínas, zinco e vitamina B12. Eles possuem ação microbiana, anti-inflamatória e antioxidante, além de combaterem o colesterol e diabetes. No Brasil, os mais comuns são champignon, shimeji e shitake. 

Alho e cebola

Muito utilizados como temperos, esses alimentos são ricos em antioxidantes, rutina e quercetina, que também são anti-inflamatórios naturais.

Acesse o site para conhecer mais opções de sucos Yulo!