Crescendo Juntos

Saiba como organizar e manter uma rotina alimentar para as crianças

Com as crianças em casa, muitos pais encontram dificuldade de montar essa nova rotina de refeições

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Com as famílias em casa, a rotina precisou ser adaptada. Para as crianças, a ida para a escola, por exemplo, delimitava o horário do almoço. O recreio, a hora do lanche. Agora, sem isso, muitos pais se veem na dificuldade de montar essa nova rotina em relação às refeições.

O primeiro passo para solucionar essa questão é ter um planejamento. Antes da semana começar, organize o cardápio e, se funcionar melhor, cozinhe previamente e congele as porções.

A partir daí, seguir as outras dicas fica mais fáceis. Confira:


Horário certo

Parte de ter uma rotina é ser disciplinado com o horário. Por isso, a hora das refeições deve ser mantida, evitando que as crianças façam lanches em momentos inapropriados e pulem as refeições por falta de fome.

Tente distribuir as refeições principais, café da manhã, almoço e jantar, além dos lanches intermediários.

O ambiente importa

O ambiente das refeições deve ser tranquilo e a atenção deve se voltar somente a elas. Não permita que seus filhos levem eletrônicos como celulares à mesa, assistam televisão ou joguem videogame enquanto comem. 

Isso porque esses estímulos fazem com que a criança não preste atenção na comida e não mastigue direito. A criança perde a noção da quantidade de alimento que está consumindo e passa a comer mais do que necessário para saciar a fome.

Qualidade antes da quantidade

Não precisa se apegar tanto à quantidade de comida que seu filho está comendo. Lembre-se que a qualidade é mais importante. É melhor que ele coma menos, mas de forma equilibrada, do que tenha uma refeição nada balanceada em grandes quantidades. 

Lanche é lanche

Ainda sobre quantidades, lembre-se que lanches são pequenas quantidades e não devem substituir as refeições principais. Opte por refeições saudáveis e práticas, como frutas e sucos. Se for consumir sucos prontos por conta da praticidade, dê preferência aqueles que contém vitamina C na sua composição, geralmente nos sabores citrus ou laranja, a exemplo dos sucos Yulo que possui também o sabor acerola, rico em vitamina C, e o suco de uva Yulo 100% Integral que não possui adição de açúcar e nem conservantes.

Para tornar a rotina mais divertida para os pequenos, chame-os para preparar as refeições com você. Além de ser uma forma de entretê-los, é também uma maneira de ensinar sobre alimentação saudável e uma oportunidade de apresentar novos alimentos como frutas, legumes e verduras.


Acesse o site para conhecer mais opções de sucos Yulo!