Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

10 dicas para evitar furtos e roubos de veículos

Algumas dicas simples de segurança podem deixar seu carro mais protegido

Redação iBahia • 17/09/2019 às 21:58 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A atenção com algumas ações como motoristas podem evitar furtos e roubos de veículos em grandes cidades. Mesmo simples, algumas dicas de segurança, apontadas pelo site "Exame", costumam ser muito negligenciadas pelos proprietários de carros. Confira uma lista de medidas preventivas:

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Cogite a instalação de um GPS

Instalar dispositivos de segurança como rastreadores ajudam na hora de identificar para onde o suspeito está levando o seu carro. Além disso, o localizador aciona a central de monitoramento da empresa dona do produto.

Mantenha seu carro conservado

Aparência do veículo é algo muito observada pelos ladrões. A maioria dos suspeitos entendem que um carro bem cuidado demonstra que o veículo é algo estimado por ele e que, possivelmente, deve ter algum dispositivo de segurança. Por isso, mantenha os vidros sempre limpos, conserte amassados e retoque riscos.

Evite deixar objetos de valor dentro do carro

Uma boa dica é evitar deixar qualquer objeto dentro do veículo. Eles podem levar os ladrões a acharem que é algo de valor e atrair sua atenção. Suportes de GPS, adaptadores de iPods e carregadores, por exemplo, não devem ficar à vista. Uma opção é guardar os objetos de valor no porta-malas ou no porta-luvas.

Use o bom senso ao escolher um local para estacionar

Com os preços altos em estacionamentos fechados é comum os motoristas quererem parar os veículos em locais desprotegidos nas ruas. Por isso, uso o bom senso ao escolher um local para estacionar. E, caso esteja de noite, dê preferência aos ambientes mais iluminados e movimentados.

Certifique-se de que foi trancada a porta do carro

Uma dica simples e que pode evitar furtos e roubos é verificar se as portas e os vidros estão realmente fechados. Mesmo que a parada seja rápida, não deixe o carro aberto, pois alguns ladrões ficam atentos em alguns lugares esperando que os motoristas cometam esse erro.

Cuidado com a chave do carro no bolso

Tenha cuidado com a chave do seu veículo no bolso, principalmente em áreas de grande movimentação. Evite tirá-la do bolso sem necessidade, pois pode ter alguém vigiando e pronto para furtar o objeto.

Evite deixar a chave com lavadores e vigias

Vai colocar o carro para lavar? Evite deixar a chave do veículo com os lavadores. A dica é acompanhar a lavagem e ficar o tempo toda com o objeto em mãos. Também não é recomendável entregar a chave a vigias e mecânicos, por exemplo. Eles podem fazer cópias, rapidamente, sem chance de o proprietário perceber.

Fique atento ao seu redor quando entrar na garagem

Ao chegar na garagem, preste atenção na rua, calçadas e esquinas, enquanto espera o portão abrir. Muitos sequestram acontecem no momento em que o motorista está chegando em casa. Caso perceba um movimento suspeito, dê outra volta e informe a polícia.

Caso transite por locais desconhecidos, planeje seu itinerário

O motorista deve conhecer os lugares por onde está dirigindo. É importante evitar entrar por ruas desconhecidas e escuras. Caso seja novo em uma cidade, certifique-se quais os locais perigosos e saiba que a rua de destino não é perigosa.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias