Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

13 formas de usar a inteligência artificial no seu dia a dia

A capacidade de aprender padrões - chamada de aprendizado de máquina - torna a vida mais fácil de várias maneiras

Redação iBahia • 04/05/2018 às 22:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Inteligência Artificial costuma soar como um conceito distante de ficção científica, mas, na verdade, está por trás de muitas coisas que você encontra no seu dia a dia. "Nós treinamos um sistema de software com vários exemplos para que ele possa captar padrões. Em vez de dizer ao computador que todos os e-mails de spam contêm a frase 'novas dicas para perder de peso!', você o treina com milhões de exemplos de spam, fazendo pequenas correções até que ele consiga identificar o padrão por conta própria", explica o Google em texto.

Essa capacidade de aprender padrões - chamada de aprendizado de máquina - torna a vida mais fácil de várias maneiras. O gigante das buscas separou abaixo 13 delas.

Diversão

1. Pesquise por "cachorros" ou "abraços" na sua biblioteca do Google Fotos para encontrar seus amigos peludos favoritos e momentos (não peludos). Mesmo que você não tenha inserido nenhuma de suas fotos, o Google pode exibir aquelas que têm o objeto ou a ação que você está procurando.

2. O Google Play Música fornece recomendações personalizadas para reproduzir a música certa em qualquer momento. Ao levar em consideração coisas como a hora do dia ou o clima, o Play Música pode sugerir a música certa para preparar o jantar ou assistir ao pôr do sol.

3. Tire uma foto no modo retrato do smartphone Pixel 2 e o plano de fundo da foto será desfocado perfeitamente. Este sistema foi treinado em quase um milhão de retratos para aprender como selecionar o tema da foto e embaçar o fundo.

4. Assista a mais de um bilhão de vídeos do YouTube com legendas automáticas, obtidas através de algoritmos de aprendizado de máquina que transcrevem falas em 10 idiomas.

Produtividade e segurança

5. Responda rapidamente a um e-mail com a Resposta Inteligente no Gmail. A Resposta Inteligente economiza seu tempo usando a IA para sugerir três respostas com base no e-mail que você recebeu. Depois de selecionar uma, você pode enviá-la imediatamente ou editar sua resposta.

6. E, com o Nudging, o Gmail usa a IA para lembrá-lo de acompanhar ou responder mensagens com mais de dois ou três dias, garantindo que você não deixe a bola cair.

7. Todos os dias, o Google Play Protect analisa automaticamente mais de 50 bilhões de aplicativos, e até mesmo os próprios dispositivos, e age quando encontra qualquer coisa suspeita.

Ajudando você mundo afora

8. Traduzir textos de placas ou cardápios, segurando sua câmera em frente a eles. O Google Translate usa reconhecimento óptico de caracteres para decifrar as palavras e um sistema de tradução que foi treinado com milhões de exemplos de traduções existentes na web.

9. Você já pode conversar com seu Google Assistente em mais de uma dúzia de idiomas e, ainda ano, ele estará disponível em muitos outros.

10. Estimar quão difícil será estacionar seu carro com o Google Maps. Ele leva em consideração a disponibilidade de estacionamento em uma determinada área e também aprendeu os padrões de como diferentes partes de uma cidade ficam ocupadas em momentos diferentes do dia.

11. Encontre o endereço certo no Google Maps, graças a um sistema que aprendeu a ler nomes de ruas e endereços de bilhões de imagens do Street View.

12. Pesquise o que você vê no Google Lens, sejam pontos de referência, livros, obras de arte ou a raça do cachorro do vizinho. Isso é possível com o que há de mais avançado em visão computacional e uso de aprendizado de máquina para identificar objetos e navegar pelo mundo ao seu redor.

13. Um algoritmo inteligente no Google Trips pode te ajudar a planejar seu próximo roteiro de viagem. É o clássico problema do “caixeiro viajante”, que precisa organizar seu itinerário de acordo com os meios de transporte modernos e todas as formas complexas pelas quais as pessoas se locomovem.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias