Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

6 passos para incluir um programa de ecoeficiência na empresa

• 13/05/2014 às 16:45 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

negocios-verdes-ecod.jpg

As empresas ecoeficientes são aquelas que obtêm benefícios econômicos, agilidade em seus processos e qualidade de seus produtos. Entre os fatores importantes para o alcance da ecoeficiência estão a redução nos custos associados aos desperdícios de água, energia e materiais; diminuição progressiva da geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, prevenção da poluição e de riscos ocupacionais.

Mas como introduzir, na prática, a ecoeficiência em sua empresa? Em entrevista ao site da Fiesp, o sócio-diretor da iSetor Marcus Nakagawa detalhou quais são as ações básicas para iniciar um programa desse tipo. O especialista é mestre em Administração com foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas.

  1. REALIZAR DIAGNÓSTICO: O primeiro passo para qualquer ação de ecoeficiência na empresa é realizar um bom diagnóstico com todos os dados e números disponíveis na organização. Geralmente, nesta fase é importante já ir relacionando com que colaborador e departamento fica cada documento e dado. E já ir aos poucos engajando cada um deles, explicando para que servem estes dados e este trabalho, pois, na visão desta pessoa será mais um trabalho a realizar.
  2. TABULAR OS DADOS: Um segundo passo seria tabular os dados, buscar a razão financeira deles. Por exemplo, se o dado for água, o quanto está se gastando em quantidade e financeiramente quanto está custando a conta. Outro exemplo seria com os resíduos. Geralmente as empresas pagam para retirarem os resíduos, o que se pode fazer é a famosa separação e reciclagem e a venda de materiais. Estes são exemplos mais comuns, mas podemos levantar também os gastos de energia, ruídos, calor, etc.
  3. nakagawa-ecod.jpgPLANO DE AÇÃO: O terceiro passo é preparar um plano de ação para aumentar a eficiência e a economia de dinheiro. Neste plano de ação podem entrar soluções modernas e inovadoras como uma pequena central de geração de energia solar ou eólica. Ou ainda, utilizar o lixo orgânico para fazer composto orgânico para uma horta para a cozinha dos funcionários.
  4. MOBILIZAR OS ENVOLVIDOS: O quarto passo é mobilizar a todos os envolvidos e seus superiores para que as metas e as ações sejam cumpridas. Muita comunicação interna e alta direção da empresa motivadas e sendo porta vozes do projeto.
  5. CELEBRAR RESULTADOS: O quinto passo é controlar os números e as economias financeiras e celebrar as vitórias. Isso mesmo, celebrar as metas alcançadas e superadas com festas, brindes, homenagens, fotos na intranet e todas estas ferramentas de motivação.
  6. DIVULGAÇÃO AMPLA: O sexto passo é divulgar internamente e externamente para que seja benchmarking de outras áreas das empresas e de outras empresas.

Na avaliação de Marcus Nakagawa, criar um comitê de ecoeficiência seria o modelo ideal, sendo ele um time multidepartamental com gestores, assistentes e estagiários. Um time engajado que acredite realmente na sustentabilidade e que, de preferência, pratique isso em casa também.

"Se caso isso não for possível, antes de iniciar o projeto será necessário uma capacitação do time para poder mostrar o porquê deste plano. E assim, sensibilizar os funcionários e motivá-los a participar ativamente em vez de simplesmente ser uma atividade a mais que não estava no job description de cada um", afirmou o especialista.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade