Tecnologia

A tecnologia está em tudo: um olhar sobre o Fórum Agenda Bahia 2019

Evento, realizado pelo CORREIO, aconteceu nesta quinta-feira (3), no SENAI-CIMATEC

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

"Tudo muda o tempo todo": este foi o tema da palestra inaugural do Fórum Agenda Bahia 2019, ministrada por Peter Kronstro, mas pode ser considerado também o tom de todos os debates e oficinas que aconteceram durante o evento, realizado nesta quinta-feira (3), no SENAI-CIMATEC. De hoje em adiante, a progressão acelerada da tecnologia é um dos principais fatores que regem as mudanças de uma sociedade, dos hábitos, da cultura e do conhecimento.

Foto: Fábio Marconi/Divulgação
O Fórum Agenda Bahia 2019 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Sotero Ambiental, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia e apoio da Braskem e DD Education.

Durante a primeira palestra do Fórum, que teve como tema este ano '[A.R] EVOLUÇÃO', Peter sinalizou que a tecnologia irá preponderar em diversos campos da sociedade moderna: nas relações de trabalho, nas profissões, nos novos carros mais equipados e nas tarefas mais ordinárias realizadas por nós.
Foto: Fábio Marconi/Divulgação
E, claro, com o avanço da tecnologia, há também a divulgação arbitrária de dados pessoais o que, segundo Peter, torna difícil o anonimato, já que todas as empresas sabem quem somos nós.  "Precisamos entender que, no futuro, não existirá mais privacidade, não seremos anônimos", pontuou.

Porém, o avanço tecnológico deve ser enxergado como algo positivo. "Não devemos ter medo e precisamos trabalhar com a tecnologia como algo a nosso favor, para nos potencializar", ressaltou Peter.
Foto: Fábio Marconi/Divulgação
Além desta palestra, a décima de edição do evento que contou com um público recorde de 143, foram oferecidas diversas palestras e oficinas que iam do Bitcoin à programação de robôs. Mesmo com temas tão diversos, tudo se converge em um só ponto: a tecnologia é o futuro e está em tudo, não adianta fugir. O que é realmente necessário é mudar a forma de pensamento para tornar este avanço avassalador um grande aliado na construção de um novo modelo de sociedade.