Santa Casa

Ações em prol do meio ambiente rendem prêmio inédito ao Hospital Santa Izabel

Hospital venceu o projeto “Desafio 2020: A saúde pelo clima”

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


Oferecimento
A responsabilidade do Santa Izabel vai além dos cuidados com a saúde do paciente. Prova disso é que as ações e investimentos em sustentabilidade da Santa Casa da Bahia, mantedora do hospital, renderam um prêmio a instituição.

Em agosto deste ano, o Santa Izabel venceu o projeto “Desafio 2020: A saúde pelo clima”, que premia os hospitais que promovem o cuidado com o meio ambiente em seu dia a dia. O pioneiro hospital baiano foi o primeiro do Nordeste a receber esse prêmio.

Na categoria “Energia Renovável”, o Hospital foi contemplado com o Ouro, por conta do uso de energia eólica e fotovoltaica, que garantiu a redução dos gases de efeito estufa emitidos. Com a meta de 10% até 2020, essas ações já contribuíram com a diminuição de 5% da emissão dos seus gases.
Foto: Reprodução / Facebook
“Conquistar este prêmio reforça que estamos no caminho certo com o nosso propósito. O Hospital Santa Izabel é referência em saúde na Bahia e, agora, também no cuidado com o meio ambiente”, ressalta Roberto de Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia.

Kátia Belchior, engenheira de Meio Ambiente da Santa Casa, acrescenta que, com o prêmio e os exemplos, o Santa Izabel inspira outras instituições a seguir o mesmo caminho e também a defender políticas que ajudem a combater as mudanças climáticas, promovendo a saúde pública e qualidade de vida.

Para 2018, o Santa Izabel ainda implementará ações para a redução da emissão de gases poluentes, além da segregação dos resíduos sólidos que está sendo realizada de maneira mais efetiva, reduzindo a quantidade de material enviado para incineração, garantindo medidas concretas e ecológicas no dia a dia do hospital.

Desde 2015, o Santa Izabel adere ao Projeto Hospitais Saudáveis e se incorporou a rede HSV - Rede de Hospitais Verdes e Saudáveis. Este projeto é uma associação sem fins lucrativos dedicada a transformar o setor saúde em um exemplo para toda sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.

A preocupação com o meio ambiente, acrescenta Kátia, ganhou mais espaço no cenário dos serviços de saúde. Isso porque estudos apontam esses empreendimentos como o segundo maior consumidor de energia por metro quadrado. “Alcançar a sustentabilidade como meio de integração entre o social, econômico e ambiental é fundamental para a otimização e redução dos recursos utilizados, bem como na promoção da saúde e bem estar do público-alvo e população em geral", afirmou.

Sobre o prêmio
O Desafio 2020 é coordenado pela Global Green and Healthy Hospitals (Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis), criada em outubro de 2011, com o objetivo principal de promover a saúde pública e ambiental, e a redução da pegada ecológica dos serviços de saúde visando aprimoramento do desenvolvimento sustentável. O Projeto Hospitais Saudáveis - PHS, sem fins econômicos, dedica-se a modelar o setor saúde em exemplo social de proteção ambiental e à saúde pública.

Sobre o Hospital Santa Izabel
Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho.