Arte e Decoração

Adeus ao mofo! Aprenda cinco técnicas para acabar com ele

Risco de acúmulo aumenta na chegada das estações mais frias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você sofre com o mofo dentro de casa? Ele é formado por microrganismos vivos que aparecem geralmente em ambientes úmidos, ideais para o desenvolvimento de fungos. Além de estragar a pintura e móveis, ele pode ser prejudicial à saúde, em especial para quem já sofre de problemas respiratórios.

Com a diminuição das temperaturas características do outono e inverno, o mofo encontra condições favoráveis para se instalar nesses locais. Para evitar que isso aconteça, a Anjo Tintas separou cinco dicas com técnicas para evitar a aparição de mofos, além de deixar a pintura e decoração impecáveis.

1. Faça o ar circular

Para acabar com a umidade dos ambientes, é regra geral que o ar precisa circular em seus ambientes. E em um mundo perfeito, seria ótimo se o sol também conseguisse entrar no espaço. Então, sempre que tiver oportunidade, abra as janelas e deixe o ar e o sol adentrarem o maior tempo possível.

Também é importante prestar atenção na hora de posicionar os móveis. Dê preferência sempre que possível para encostar armários e móveis nas paredes que pegam sol.

2. Aposte em receitas caseiras eficientes para remover o mofo já instalado

Misture 200 ml de vinagre com 1 colher de bicarbonato. Coloque em um borrifador e aplique nos objetos mofados. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos e seque com um pano limpo.

3. Água sanitária funciona!

Antes de tudo, remova com um pano úmido o mofo que já se instalou. Misture 50 ml de água sanitária com 1 litro de água, molhe o pano na solução, passe na área infectada e deixe secar naturalmente. Use sempre luvas para proteger a pele e certifique-se que a superfície a ser limpa suporta a ação do cloro.

4. Produtos para sugar umidade

Para retirar a umidade de dentro dos armários e roupeiros, invista em saquinhos que sugam a umidade. É só colocar alguns pedacinhos de giz dentro de um pedacinho de tecido fino tipo tule e jogar nas gavetas e armários. Não tem cheiro e irá manter tudo sequinho.

Pacotinhos de sílica, daqueles que vêm em caixinhas de sapato, também são feitos para sugar umidade de locais pequenos como gavetas. Outra opção legal com o mesmo objetivo são potinhos com carvão, que também são absorventes. Esse último é mais indicado para armários de cozinha e banheiro!

5. Invista em tinta antimofo

Além desses cuidados, vale também investir em tintas antimofo que tenham ação antifúngica como a Tinta Acrílica Arquitetura da Anjo, para revestir as paredes.

Vale lembrar que se o problema com mofo persistir mesmo após todas essas dicas, é preciso verificar a fundo a origem dessa umidade para tentar descobrir a causa, como possíveis vazamentos, tubulações danificadas e problemas estruturais mais complexos que precisarão de reparos profissionais.